Egressos de Direito/CESMAC são aprovados no Concurso para Juiz do TJ Pará

25/09/2020 13:08 - Notícias
Por Assessoria
Image

Os egressos do curso de Direito do Centro Universitário CESMAC, Ítalo Gustavo Tavares Nicacio e Gustavo Porciúncula Damasceno de Andrade, foram aprovados no concurso para o cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. O Edital foi executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebraspe, sob a supervisão da Comissão do Concurso do TJPA e contou com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todas as etapas.

Os dois ex-alunos passaram por todas as etapas do processo, que incluíram fase objetiva, com 100 questões, seguido por três dias de provas na segunda fase, exames médicos, análise de investigação social e exame psicotécnico, até chegar na última fase, composta de prova oral. Além da aprovação para Juiz de Direito do TJPA, também obtiveram êxito outros concursos, ainda durante a graduação.

A trajetória do egresso Gustavo Porciúncula Damasceno de Andrade, da turma de 2013, foi marcada por importantes realizações, durante a faculdade, quando foi empossado como Assessor Judiciário no Tribunal de Justiça de Alagoas - TJ/AL, trabalhando em comarcas como: Vara Única da Comarca de Maravilha; Vara Única da Comarca de Limoeiro de Anadia; 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Largo e Juizado da Mulher da Comarca de Arapiraca. Teve ainda a aprovação em concurso para Delegado de Polícia/PE.

“Desde do início da minha trajetória de estudante eu tive uma relação bem próxima com o CESMAC, pelos meus pais serem funcionários da faculdade na época. Minha mãe, Jane Porciúncula, foi professora do curso de Psicologia. O envolvimento com o curso também fez diferencial nesse processo, pois fui monitor de Direto Penal por muitos anos, com o Prof. Ivan Luiz da Silva, inclusive pude utilizar todo o aprendizado na prova oral do concurso. Foi muito significativa a participação do CESMAC nessa aprovação”, declara.

Gustavo também recorda dos conteúdos estudantes nas aulas do Prof. Dr. Lean Antônio Ferreira de Araújo, coordenador do curso de Direito do CESMAC. “Muitas falas e ensinamentos levo até hoje comigo”, revela com gratidão.

O egresso Ítalo Gustavo Tavares Nicacio, da turma de 2005, também tem um caminho de vitórias e conquistas. Foi aprovado no primeiro exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/AL, publicou artigo na CCJUR em Revista, publicação do curso de Direito, que fez diferença na prova de títulos para aprovação no TJPA. Também obteve êxito nos últimos concursos realizados para Analista Judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE, Oficial de Justiça e Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de Alagoas - TJAL.

“Exerci a advocacia por alguns anos e desde 2013 retornei a me dedicar aos estudos para concursos. Desde a faculdade sempre tive essa meta, esse objetivo de carreira na magistratura e assim que me formei já iniciei o curso de pós-graduação com curso preparatório para a magistratura da própria Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas – ESMAL. Em todo esse processo o CESMAC foi a base de estudos na minha graduação, pois tive excelentes professores, que até hoje lembro dos seus ensinamentos”, destaca.

Ítalo também deixa uma mensagem de incentivo aos acadêmicos: “acreditem em seus objetivos, se esforcem e estudem bastante para alcançá-los, que é possível conseguir. Eu costumo dizer que concursos não são para gênios, como alguns pensam de forma equivocada, mas para aqueles que se dedicam e não desistem, têm resiliência quanto as situações da vida e, principalmente, os que encontram a estratégia certa”, conclui.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..