Coração de Gelo

22/09/2020 15:08 - Encontre-se por Carol Fontan
Por redação
Image

DIFICULDADE PARA DEMONSTRAR SENTIMENTOS 💓

O congelamento do universo afetivo funciona perfeitamente como uma muralha de proteção à dor, ao contrário do que se imagina as pessoas que são vistas como “frias” são extremamente sensíveis e é bem provável que venha de uma infância de desamor e desprezo o que a fez criar um personagem como estratégia de fuga ao sofrimento já conhecido. .
Congelam as emoções e logo podem funcionar nas relações afetivas, nas relações profissionais e dentro dos interesses pessoais, sem sofrer.
.
O cenário de inibição emocional é muito comum nas famílias durante a infância, a criança mais sensível sofre ao expressar seus sentimentos, é desconsiderada, é comparada às outras crianças, é inferiorizada com rótulos de manhosa, chata, dengosa e etc.
.
O Aprendizado dessa criança pode ser: que demonstrar o que sente ou se expressar é sinal de fraqueza, que força é aguentar calada, que ser forte é ser indiferente...
.
Quando congelamos nossas emoções, não percebemos se machucamos alguém, porque quase sempre somos pessoas amáveis, atentas, servis e disponíveis. Nunca uma agressão, nunca um confronto ou conflito. Os outros podem até mesmo afirmar que é impossível brigar conosco, já que exibimos um equilíbrio invejável. Os benefícios são todos para nós: não sofremos nenhuma dor. As desvantagens são para os outros, porque, nesse “não sentir o outro”, nós o deixamos completamente fora do nosso campo de percepção.
.
Não há nada que o outro possa fazer para nos envolver, vivemos relações rasas e superficiais, não nos permitimos nos entregar. Continuaremos impávidos e estáticos dentro do nosso gelo emocional. Esse personagem permite que nos libertemos de sentimentos comprometidos, porque simplesmente não os sentimos. .

@carolfontann  99913-5276 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..