Marcas da Rejeição

17/09/2020 21:18 - Encontre-se por Carol Fontan
Por redação

Quando falamos em rejeição parece algo muito distante da nossa realidade, a verdade é que boa parte de nós já́ sofremos algum tipo de rejeição em algumas ou muitas áreas de nossas vidas. .

A rejeição não é só́ o abandono em si, existem muitas formas que causam o sentimento e um significado de ser rejeitado; desde a infância quando os coleguinhas não queriam você̂ na brincadeira, as comparações constantes com seu irmãozinho, abuso físico, verbal ou emocional, ausência constante dos pais, conflitos dentro do lar, infidelidade ou divórcio... a lista é enorme.

Cada acontecimento novo só́ reforça esse sentimento e de forma inconsciente demonstramos em nossos comportamentos o grau de profundidade dessa ferida em nosso ser, alguns menos e outros mais. .

É aquele sentimento de não ser aceito como você̂ é, então vestimos máscaras na esperança de conseguir aprovação. Muros de proteção são criados para que não corra o risco de sentir a rejeição novamente; como a autodefesa, dificuldade de demonstrar afeto com medo de se relacionar, tentar agradar a todos na expectativa de aceitação.

Muitas pessoas não aceitam errar pois acreditam que precisam ser perfeitas para serem aceitas, outros se tornam grandes empresários para provar seu valor, outras se vitimam porque acreditam que assim receberá amor.

A aqueles que estão sempre inseguros atormentados pelo o que os outros pensam ao seu respeito, são aqueles que precisam agradar e não conseguem dizer não e com isso são alvo fácil dos controladores de plantão. O resultado desses hematomas de rejeição podem ser percebidos pela amargura, ira, culpa, inferioridade, autoimagem pobre, críticas, autodefesa, competição, ciúmes, perfeccionismo e etc. .

Falta de amor próprio é um dos resultados daqueles que tem uma raiz de rejeição em sua vida. Muitos dizem que se amam mais estado se punido constantemente através da falta de autocuidados, de autocompaixão, de autoaceitação. Se punem através de relacionamentos destrutivos, pune seu corpo com alimentação ruim e com vícios.

Ressignificar é adaptar-se por inteiro, atribuir um novo significado para a vida, é enxergar a oportunidade até mesmo nos piores momentos, é ter coragem para mudar, é enfrentar as dores de peito aberto e aprender com elas, é encontrar novos caminhos para realizar os sonhos, é ser perseverante. 

Ressignificar e se conhecer para se aceitar e construir uma boa autoestima é um dos caminhos, mas penso também que se somos imagem e semelhança do Deus vivo, como não se amar?

@carolfontann   82.99913-5276

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..