Força-tarefa para o Caso Pinheiro (AL) vence o Prêmio República de Valorização do MPF

13/08/2020 11:32 - Justiça
Por Assessoria
Image

A Força-tarefa para o Caso Pinheiro do Ministério Público Federal em Alagoas venceu o VIII Prêmio República de Valorização do MPF, organizado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A atuação foi vencedora na categoria Direitos do Cidadão e foi premiada na noite desta quinta-feira (30), durante cerimônia virtual transmitida pela TV ANPR. 

A atuação no Caso Pinheiro foi inscrita no Prêmio em janeiro deste ano, destacando o trabalho das procuradoras da República Cinara Bueno, Niedja Kaspary, Raquel Teixeira e Roberta Bomfim no ano de 2019, que desempenharam ações na esfera judicial e extrajudical, buscando tutelar, sobretudo, os direitos dos cidadãos atingidos em todos os aspectos.

Caso Pinheiro - O Caso Pinheiro engloba quatro bairros de Maceió – Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto – que tem sido afetado pela extração mineral de sal-gema pela empresa petroquímica Braskem. Tem sido considerado pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Mineração como o maior desastre socioambiental em curso no Brasil, fazendo-se necessária a adoção de medidas preventivas e de urgência, uma vez que eventual catástrofe poderia atingir mais de 40 mil pessoas, entre moradores, comerciantes, afora transeuntes.

Em 2019, o MPF apresentou e obteve a inclusão do Caso Pinheiro no Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade, Grande Impacto e Repercussão, o que lhe garante certa prioridade em trâmites judiciais e extrajudiciais, além de destaque nacional.

Dentre as ações da Força-tarefa, vale destacar o Termo de Acordo para compensação financeira (indenização) e desocupação das Áreas de Risco -  realizado em conjunto com o Ministério Público do Estadual, a Defensoria Pública da União e da Defensoria Público do Estado de Alagoas - e celebrado com a mineradora nos autos de uma ação civil pública. A partir do acordo,  tornou-se possível a opção de as vítimas trilharem um caminho mais célere na luta judicial por seus direitos.

O Caso Pinheiro é a maior oportunidade de atuação preventiva do país, é uma tragédia que exige prioridade do poder público e o MPF está atento, acompanhando e atuando em diversas frentes, visando a proteção dos cidadãos e do meio ambiente.

Prêmio República - O VIII Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal tem como objetivo identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do MPF, além de estimular parcerias entre os entes que se dedicam à promoção da Justiça e à defesa do Estado Democrático de Direito.

De acordo com a vice-presidente da ANPR, Ana Carolina Alves Araújo Roman, o Prêmio República tem a importância de sublinhar as boas práticas dentro do MPF, advocacia, imprensa e na sociedade, e estimular que elas sejam replicadas em todo o país.

O VIII Prêmio República recebeu 145 inscrições, número recorde desde a sua criação, distribuídas por dez categorias, sendo sete dedicadas aos membros do MPF.

Confira aqui a íntegra do trabalho da Força-tarefa inscrito na VIII Prêmio República de Valorização do MPF.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..