Exemplificando o racismo estrutural:branc@s de Alagoas vivem nos EUA e os pret@s em El Salvador.

04/08/2020 13:28 - Raízes da África
Por redação
Image

Um dia Alagoas já teve um quilombo de luta.

Segundo o Atlas da Violência o risco de um jovem negro ser vítima de homicídio no Brasil é 2,7 vezes maior que o de um jovem branco. É como se negros e não negros vivessem em países distintos em relação à violência letal. Tomemos como exemplo o caso de Alagoas: “o estado teve a terceira maior taxa de homicídios de negros (69,7%) e a menor taxa de homicídios de não negros do Brasil (4,1%). Em uma aproximação possível, é como se os não negros alagoanos vivessem nos Estados Unidos, que em 2016 registrou uma taxa de 5,3 homicídios para cada 100 mil habitantes, e os negros alagoanos vivessem em El Salvador, cuja taxa de homicídios alcançou 60,1 por 100 mil habitantes em 2017.Não podemos desconsiderar também que a taxa de homicídios de mulheres negras foi 71% superior à de mulheres não negras." Todos esses dados assustadores estão presentes no Atlas da Violência:

Fonte:  https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/enem/2018/06/19/noticia-especial-enem,966796/por-que-debater-o-racismo-e-necessario.shtml

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..