Movimentos políticos de Bolsonaro para sobreviver

13/07/2020 11:00 - Voney Malta
Por VONEY MALTA

Depois do acerto com os deputados dos partidos que formam o Centrão, agora é a vez dos antigos amigos do PSL que viraram inimigos e podem retornar ao colo do amor hétero do presidente Jair Bolsonaro.

Contam que essa aproximação foi iniciada e fechada a partir de um telefonema de Bolsonaro ao presidente da sigla, o deputado federal Luciano Bivar (PE). O papo iniciado há duas semanas teria sido definido com, é claro, indicações para cargos. 

Portanto, aquelas agressões - com termos como governo estelionatário, Bolsonaro "vagabundo", entre outras pancadas dos dois lados -, que presenciamos no ano passado estão basicamente superadas. 

Por isso não será surpresa se ouvirmos do presidente uma declaração inesperada, mas já observada em vários outros momentos, tipo "I Love You, Bivar!". Contudo, ainda há um único problema, que é a turma do PSL de São Paulo.

A deputada Joice Hasselmann, o deputado e presidente do partido no estado, deputado Júnior Bozzella, e o senador Major Olímpio resistem. "Infelizmente os partidos e os parlamentares querem saber é de cargos e de emendas. Quero ver como fica esse povo que foi tão chutado, machucado e chamado de bandido pelo Bolsonaro. Eles que se abracem novamente e saiam gritando 'mito'", criticou o senador.

O outro movimento de Jair Bolsonaro é a recriação do Ministério da Segurança. O objetivo desse posicionamento do governo é manter e fortalecer dentro do Congresso o apoio de parlamentares oriundos das PMs e dos bombeiros dentro do Congresso, como já acontece com evangélicos, militares das Forças Armadas e o centrão.

São lances do presidente nos bastidores que visam construir uma maioria na Câmara e no Senado, no momento em que o governo está fragilizado, sendo contestado em vários setores da sociedade, com forte perda de aprovação popular.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..