Pandemia: na Central de Triagem para teste de Covid-19, cansaço, tensão e medo

10/05/2020 12:59 - Blog do Celio Gomes
Por Redação
Image

Chega gente de todos os tipos, de todas as idades, homens e mulheres, adolescentes, jovens e velhos. Alguns estão sozinhos, mas a maioria está acompanhada de outro parente ou de algum amigo. Sou um acompanhante. Aparecem casais, o pai e o filho, a mãe e a filha, o irmão mais novo com o mais velho, talvez o sobrinho e o tio. Durante as 24 horas do dia, o movimento não para na Central de Triagem para teste de Covid-19 em Maceió (foto). Conto aqui o que vi ao longo de 7 horas – praticamente no coração da pandemia.

Cheguei ao Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, por volta das três da tarde do sábado. Saí às dez da noite. É assim mesmo. É demorado e cansativo pra todo mundo que vai até ali. A central foi montada pelo governo estadual como estratégia no enfrentamento à crise que assola o país. É uma iniciativa que de fato cumpre papel decisivo na guerra contra a doença. Uma ação necessária.

Uma segunda unidade está sendo montada no Benedito Bentes – o que vai desafogar o Sesi e facilitar o acesso ao serviço para moradores da parte alta da capital. A Secretaria de Saúde prometeu a inauguração para esta semana. A central do Trapiche começou a atender em 14 de abril. E a procura não para de aumentar. O governo precisa atacar o tempo de espera. Dá pra fazer.

Com o noticiário sobre o avanço da pandemia, o clima está mais pesado em todo canto. Com jeitão de que está disseminada no Brasil, a ameaça fica mais perto de todos nós. Pode chegar a qualquer um, a qualquer momento. Até um dia desses a coisa parecia distante, algo remoto que atinge os outros. Hoje, o vendaval de números e de curvas estatísticas nos arremessa ao centro da tragédia.

Eu falei que o clima está pesado em todo canto. Mas na central de triagem isso ganha uma variedade de rostos – ainda que parcialmente escondidos atrás de uma máscara. A gente vê os olhos. E o olhar revela, em cada um, de um modo particular, a surpresa, o espanto, numa escala que vai da preocupação ao medo repentino. A incerteza alimenta o temor quanto ao futuro imediato.

Ao chegar, uma pessoa que apresente algum dos sintomas da Covid-19 recebe uma ficha das atendentes que fazem esse primeiro contato. A partir daí, começa a maratona de espera – primeiro ainda na entrada do ginásio, ao lado da rampa que dá acesso às arquibancadas. Depois de chamado, o paciente ficará mais algumas horas lá dentro, onde foi montada a estrutura para realizar os exames.

Enquanto estive ali, um incidente assustou as dezenas de pessoas que aguardavam a chamada: um homem que também estava na fila para a consulta desmaiou entre as cadeiras. Quem estava mais próximo se afastou meio assustado. As servidoras da recepção acionaram uma equipe médica da central, claro, e o socorro foi feito. O “diagnóstico” instantâneo foi de abuso alcóolico.

Duas ambulâncias estão prontas para os casos de necessidade de internação. Das 15h às 22h, duas pessoas deixaram o local diretamente para leitos hospitalares – o que significa que testaram positivo, com sintomas fortes da doença. Um era idoso, a outra era uma mulher talvez na casa dos quarenta anos. A maioria dos que passam por exames volta pra casa – mesmo que o teste dê positivo. 

Foi o que aconteceu com a pessoa que eu acompanhava. A notícia ruim é que está confirmada a contaminação. O alívio é que os sintomas são leves, com grandes chances de recuperação sem a necessidade de tratamento hospitalar. O único medicamento receitado foi analgésico à base de dipirona. Mas claro que não se pode vacilar. Agora é quarentena absoluta por duas semanas.

Todos que testam positivo – mas podem voltar pra casa – recebem como documento oficial uma “Declaração”, assinada por um médico – no caso que relato aqui foi uma médica. Não vou citar o nome da profissional para evitar uma exposição desnecessária. Brasil afora, esses profissionais têm sido vítimas de preconceito. Até casos de agressão física já ocorreram, como mostrou a imprensa.

Transcrevo agora o que diz o documento (a Declaração) que o paciente recebe após ser diagnosticado com a Covid-19, sem necessidade de internação: “Declaro, para os devidos fins, que o paciente (...) foi atendido no Sesi no dia de hoje. Realizou teste rápido para Covid-19, que deu positivo, necessitando de isolamento domiciliar por 14 dias: do dia 09/05/2020 ao dia 23/05/2020”.

Minha fonte (sob o impacto da notícia de ter contraído a Covid-19) confirmou que, lá dentro, a demora continua na mesma toada. Finalmente começa o atendimento. Após a conversa com a médica – que apura tudo, de modo amplo e detalhado, com objetividade e clareza –, os procedimentos são realizados. E agora sim, há, segundo a paciente, “agilidade, profissionalismo e organização”.

O Brasil ultrapassou a marca de 10 mil mortos. Chegamos rápido ao grupo dos países com maiores taxas de contágio e de óbitos. Um desalento que, descrito assim, em dados e projeções, periga ser subestimado. Na vida de cada um dos milhares de contaminados, e para as famílias de todos eles, porém, tudo pode ser devastador. Na central de triagem para testes, vi isso bem mais de perto.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..