A assessoria Jurídica do PSD irá impetrar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) um pedido de solicitação de todos os dados acerca de um levantamento realizado pela Global 3 Soluções & Pesquisas, apontando a vitória do ex-prefeito Cícero Cavalcante para prefeitura de Matriz do Camaragibe, no pleito eleitoral deste ano.

A assessoria, que representa o pré-candidato Marquinhos, ex-prefeito da cidade, irá solicitar à Justiça Eleitoral informações como a memória de cálculo por inconsistência dos dados de margem de erro; tamanho da amostra e grau de confiança assumidos; e arquivos juntados no site TSE. 

Segundo a assessoria, o questionário também está fora do padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e pergunta o nome do eleitor - prática inusual em qualquer pesquisa eleitoral.

“Não foi dada a simetria exigida por lei a todos os pré-candidatos. No resultado da espontânea, que consta o nome de Marcos Paulo, é inverossímil que os eleitores de Matriz tratem o ex-prefeito como Marcos Paulo, já que ele é conhecido como Marquinhos. Em nenhum cenário da pesquisa foi inserido o nome do ex-prefeito Marquinhos e, mais grave, no formulário juntado pela empresa no registro consta formulário de São Luis Quitunde”, destacou a assessoria, em conversa com a reportagem.

Ainda conforme o jurídico, o instituto que realizou o levantamento também não tem expertise comprovada: “Não há pesquisas registradas em nome da global 3 no site do TSE, tampouco divulgadas pela Global Pesquisas, que não seja em 2020 e circunscrita a Alagoas e não consta endereço de sede da empresa... Por si só, já há elementos para contestação da má-fé do levantamento divulgado, ainda assim, o jurídico do PSD vai impetrar no TRE-AL a solicitação de todos os dados para crítica estatística pelo indigitado perito e solicitar os 20% dos questionários aplicados para crosschecking”.