A Serra da Barriga fica localizada a cerca de 9 km do município de União dos Palmares, situado a 9 quilômetros de Maceió, capital do estado de Alagoas.
Na Serra tem o Parque Memorial Quilombo dos Palmares que é um museu a céu aberto e conta a história de um território povodo por mais de 20 mil rebelad@s e governado por guerreir@s pret@s.
Gente que se fez um "estado- afronta- ostensiva" ao conservadorismo escravagista de uma época.
É na Serra que fica o Quilombo dos Palmares, um capítulo da história brasileira que é de suma importância para a humanidade toda.
Mas, o alarde pelas histórias contadas na Serra da Barriga só criam vida no 20 de novembro.
No 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, todas as consciências despertam em discursos das muitas vozes ,quase unanimidade, de que somos tod@s 'irmãos".
Ignorando o genocídio cotidiano.
As vozes dissonantes nós percebe "tod@s humanos"
A Serra da Barriga permanece buchuda de ausências e politicas públicas que imprimam a verdadeira importância de patrimônio universal ao "solo sagrado."
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares continua a ser um quilombo, "comercialmente", privado.
Para poucos.
The End!

Raízes da África