A coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros esteve em conversas com   Fabrício Marques Santos, Secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio discutindo caminhos  estratégicos, com a  intenção de ampliar  o olhar institucional sob as políticas afirmativas.
Atento as propostas, o gestor se colocou a disposição para rediscussão, com a equipe da SEPLAG,do tema, tendo como enfoque  mecanismos/ferramentas  que contribuiam para efetivação  dos programas de ações afirmativas.
Solicitado, Fabrício  afirmou participação na Roda Preta de Conversa e  para tal indicou  as trainees Mariana Cropalato e Fernanda Gusmão para representaram a SEPLAG.
 A Roda  Preta de  Conversa:"Em nome da LEI nº 10.639/03, 17 anos depois...", com o sub tema: "Construindo plano estratégico de ações,  para além do 20 de novembro ocorreu  dia 09 de janeiro, iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, com apoio da Secretaria de Estado do Gabinete Civil,Secretaria de Estado de Prevenção à Violência e Secretaria de Estado de Comunicação.