Na Terra Plana do Bolsonarismo

05/12/2019 16:06 - Blog do Celio Gomes
Por Redação
Image

Quando essa história de Terra Plana começou, parecia que tudo ficaria ali mesmo, no latifúndio exclusivo da comédia. Como tantas outras “teorias” do mundo bestialógico, o terraplanismo, embora não haja data precisa para sua propagação em massa, é um fenômeno visceralmente conectado à internet. Sem a velocidade da comunicação virtual, a coisa não teria chegado ao nível em que chegou. Foi no YouTube, há alguns anos, que reparei na proliferação de vídeos que negam a forma redonda do nosso velho planeta.

A defesa de “teses” na contramão da lógica elementar tem um poder de atração irresistível. Todos adoramos um mistério. Quando a insanidade vem embalada em supostas evidências materiais, mesmo que não resistam a um simples teste de realidade, mais adeptos se juntam à tropa dos desmiolados. A mesma turma jura por todos os santos que o homem jamais pisou a superfície lunar.

Aí chegamos ao campo da política, do governo, das demandas públicas, das questões de Estado. O que parecia restrito ao interesse de desocupados ganhou ares de debate ideológico. É a prova do quanto um conceito como civilização, por mais que pareça uma conquista definitiva, pode sim passar por retrocessos dos mais tacanhos. No século 21, o sonho dourado é destruir a ciência.

Tudo isso, é claro, ganhou no Brasil as condições perfeitas para a consagração. Sim, é o triunfo de Jair Bolsonaro, o miliciano mentecapto, que tira das sombras e leva ao centro do picadeiro os imbecis e os delinquentes da Terra Plana. E eles se orgulham da imbecilidade e da delinquência que espalham com seus relinchos e piruetas. Como profetizou o tropicalista maior Tom Zé, a burrice está na mesa.

Alguém poderia imaginar que o país teria um governo infestado de terraplanistas? Gente que acredita que os Beatles foram um grupo de rock a serviço de Satanás e do comunismo? Quem diria que ministros e funcionários do primeiro escalão defenderiam que escolas ensinem que a vida humana surgiu com Adão e Eva? Demorou, mas esse tempo está aí, diante de nossos olhos fatigados.

Antes da explosão popular em torno do formato da Terra, o que mais se aproximava desse fanatismo era o combate aos estudos sobre aquecimento global. Também no YouTube, naturalmente, faz sucesso o trololó de um professor da USP que acusa uma conspiração globalista do aquecimento. O sujeito virou queridinho da extrema direita, como não? É isso mesmo, eu disse um professor da USP!

Nos encontros dos “conservadores” Brasil afora, os palestrantes mais celebrados são exatamente os tipos que contestam nada menos que todo o conhecimento científico acumulado ao longo dos séculos. A regra para o sucesso desses celerados é simples: quanto mais cretinos os argumentos, mais a seita bolsonariana baba de prazer. Eis a quadra em que a ignorância virou selo de qualidade.

De onde vem esse ódio ao conhecimento? A resposta não caberia num espaço como este. E nem sei na verdade quais seriam as explicações para a estranha loucura coletiva. É desafio para estudos de fôlego, de longo prazo, de pesquisas que levem em conta um conjunto de variáveis. Uma coisa eu sei: a tendência é o fundo do poço, o avanço cada vez maior da desinformação, da estupidez.

Bolsonaro e todos os que ele representa apostam as fichas nas mentes abertas às múltiplas teorias da conspiração. É mais fácil conquistar os perturbados com fartas doses de perturbações mentais. Enquanto os “cidadãos de bem” se esbaldam com a Terra Plana, o projeto de poder autoritário acelera a marcha sobre as instituições – e os direitos individuais são fulminados a cada hora.

Não ficarei espantado – muito pelo contrário – se um bolsonarista alagoano apresentar alguma ideia para fazer valer a teoria terraplanista nas escolas estaduais. Seria algo bem de acordo com a cabeça de um Cabo Bebeto, o deputado valentão. Para embasar o projeto, ele conta com a sagacidade de garotões palestrantes e com a força bruta de pais de família que adoram uma passeata.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..