Pizzaria Sorriso: onde tudo começou!

26/07/2019 12:00 - Deguste Alagoas
Por Redação
Image

Imagine um mundo onde tudo é novo e não existe internet para buscar referências. O ano era 1971 e a Sorveteria Sorriso estava prestes a se arriscar naquele que seria seu produto mais vendido nos próximos anos, a massa redonda que hoje conhecemos como pizza!

José Freitas Filho nasceu em Aracaju/SE e trabalhava com os irmãos vendendo sanduíches em traillers, quando veio à Maceió para trabalhar em uma distribuidora de carnes, onde foi sendo reconhecido e promovido por muitas vezes dentro da empresa.

Como tinha vindo do comércio, sentia falta das vendas daquilo que mais gostava, alimentos. Foi quando avistou o prédio na Sinimbú, e teve a ideia de trazer seus sanduíches e acrescer sorvetes ao seu comércio.

O prédio, de posse da Santa Casa, estava com um húngaro, que já não pretendia mais continuar por aqui, e resolveu arrendar toda a estrutura com funcionários para José Freitas.

Com um deles, ficou uma receita trazida da Califórnia (EUA), chamada "disco de massa", que José Freitas resistia para não produzir, acreditando que não haveria aceitação do público. 

Após muita insistência do funcionário, ele decide fazer alguns testes, oferecendo a pizza para degustação, sempre que algum cliente ia comprar seus sorvetes.

No início, eram apenas quatro sabores: presunto, calabresa, portuguesa e mussarela, que caíram no gosto dos clientes e o faziam retornar para comprá-las, deixando o sorvete como segunda opção.

Com o crescimento do negócio, José Freitas resolve dar dois grandes passos: compra de prédio na Centenário, em 1987 (onde até hoje está instalada a pizzaria), e a montagem de uma fábrica de gelo, Gelo Sorriso.

O ano era 2001, começa a se manifestar muitos protestos na região do Centro da cidade e o litoral norte começa a bombar, acarretando no fechamento da primeira e mais conhecida unidade da Sorriso na praça Sinimbú.

Em 2019, a pizzaria vem se modernizando e acrescendo ao seu cardápio muitas receitas, que se alternam entre pizzas, parmeggianos, macarronadas, sanduíches, lasanhas e outras delícias, mas mantém sua tradição na massa de pão, receita que é cuidadosamente guardada pelos sucessores de José Freitas, e que preza pela manutenção de seus antigos clientes.

"Recebemos muitos clientes da época da fundação da Sorriso, que hoje pedem pizza e dividem com seus filhos, netos e até bisnetos", diz Neto Freitas, que administra a pizzaria há 4 anos, após o falecimento do pai.

MENU DO CHEF

Pizza média - 1/2 Atum Acebolada 1/2 Sorriso Suprema
Pizza média - 1/2 Sorriso Premium 1/2 Parmeggiana
Pizza brotinho de Paçoca
Pizza brotinho de Chocolate com Leite Ninho

Quem nos acompanha sabe que eu (Marcos), adoro pizzas de atum, diria até que é o meu sabor favorito, e o que eu posso dizer é: uma das melhores que já comi aqui em Maceió. Todas as massas, tanto das pizzas doces, quanto das salgadas, tem a característica um pouco mais grossa, semelhante à massa de pão mesmo. Muito recheadas e suculentas!

LOCALIZAÇÃO

Av. Tomás Espíndola, 760 - Farol, Maceió - AL

Aberta de terça à domingo das 16:00 às 23:00 com delivery pelos telefone 3223-3349, também pelo iFood.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..