Com o objetivo de se tornar pioneiro quando o assunto é comida italiana, o Maria Antonieta comemora 10 anos de existência e guarda muitas curiosidades acerca do público alagoano.
Advindo de uma família empreendedora, a marca traz toda a experiência de marcas muito conhecidas e adoradas como Super Pizza e Armazém Guimarães.
Mãe de três filhos, Maria Antonieta sempre foi a matriarca da família e foi homenageada no nome de um dos maiores espaços gastronômicos construídos por aqui. Em sua marca, é possível observar sua essência, que traz uma árvore da evolução da vida com belas raízes e frutos de ótimos ensinamentos.
Conversamos com o chef Breno Gama que contou que o projeto surgiu ao acaso, após antigos negócios atrapalharem o movimento e a real intenção de público do Armazém Guimarães, segundo empreendimento familiar.
De posse do terreno, a inovação sempre foi o alvo, que foi impresso no primeiro restaurante originalmente italiano de Maceió.
O chef morou na Itália e trouxe todas as referências para construção do cardápio, que inicialmente contou também com a assinatura de Roberto Ravioli, muito renomado, atualmente no ar com um quadro no programa É de Casa, da Rede Globo.

“O respeito aos clássicos italianos sempre foi nossa intenção”, diz chef Breno Gama.
Associado a FIC Brasile (Delegação Brasileira da Federação Italiana de Chefs), Breno tem formação pelo SENAC e morou também em São Paulo, onde trabalhou em cantinas de renome nacional.

Ao todo foram dois anos de elaboração, entre pesquisas de mercado, estruturação financeira e adequação de cardápio.
“Meus irmãos são responsáveis pela área administrativa do negócio, e eu sempre fui o cozinheiro da família”, ressalta Breno.

O maior desafio foi montar um restaurante com características de restaurante. Cada detalhe foi pensado para trazer essas referências, com ambiente acústico, música ao piano, distância entre mesas. O projeto foi assinado pela arquiteta Humberta Farias.
O restaurante conta ainda com uma adega com vinhos do mundo todo, exposta com mais de 6 mil garrafas, e está entre as 15 melhores cartas do Brasil.
Quando perguntamos sobre o fato das pessoas considerarem o Maria Antonieta como um local com pratos caros e alto padrão de gastronomia, o chef conta que nunca foi a intenção rotular o restaurante dessa forma, e que sempre foi apto à atender todos os tipos de públicos.
Ao todo são mais de 100 pratos, dentre carnes, frutos do mar, massas e sobremesas.





Tivemos o prazer de provar alguns deles, como vocês puderam observar ao longo da matéria e todos nos surpreenderam de maneira muito positiva, principalmente a união de produtos pouco utilizados ou adorados pela maioria das pessoas, como espinafre, abóbora, que bem trabalhados se transforaram em algo muito saboroso e marcante.
E sobre os valores, pudemos constatar que são bem justos ao que é oferecido ao paladar!
Vale muito à pena conhecer!
O restaurante fica localizado na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, 150 (antiga Amélia Rosa). Conta com espaço reservado para eventos.