Mulheres aprisionadas do Presídio Santa Luzia, em Maceió,AL, são protagonistas da Conferência Livre de Saúde.

20/05/2019 23:40 - Raízes da África
Por Arísia Barros
Image


A Conferência Livre de Saúde sob o tema:"Democracia-Saúde &Ubuntu-Movimentando ideias pelo Respeito à Saúde na Prisão", no Presídio Santa Luzia em Maceió,AL  juntou umas gentes bem participativas.
Idealizada pelo Instituto Raízes de Áfricas, e com o apoio  agregador de Marcos Sérgio, gestor da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social ,a conferência marca um fato inédito   foi organizada  em um prazo recorde de  3 dias , e  com um final de semana no meio. A vontade de fazer  desburocratizou  todo processo , porque  contou com a habilidade e o compromisso  da  equipe de Marcos  Sérgio  que  fez acontecer.
E aconteceu.
A conferência foi um palco  espaço privilegiado  de fala e escuta . As reeducandas protagonizaram a discussão, rascunharam em papel  40 quilos,  sobre ações de saúde necessárias para mulheres  no sistema penitenciário.
Com um público de 75 pessoas  foi uma ação  coletiva, aquela coisa de "ninguém solta a mão de ninguém". A SESAU  estava lá levando conhecimento,  o Projeto de extensão comunitário do CESMAC  deu grande contributo na orientação  dos grupos de trabalho e o Conselho Estadual de Saúde legitimou a ação.
Veraleide Nazaré , da AABB Comunidade levou  dinâmica, ludicidade, afetos e lágrimas que  lavaram olhos e alma de mulheres aprisionadas.
E, com a intervenção de Veraleide as reeducandas , bem mais do que palavras bordaram  voos de liberdade.
"Precisamos de mais ações como essas para  a gente não ficar pensando besteira, ou não se sentir tão triste"- disse uma reenducanda.
Foi uma roda de conversa, que   desvelou vivências e reafirmou  o diálogo com  a escolha de 4 reeducandas para representarem, como delegadas-suplentes,  o presídio Santa Luzia na Conferencia  Estadual de Saúde . 
Essa foi a melhor conferência livre que participei- disse o conselheiro Cícero Vieira  do Conselho Estadual de Educação.
O Instituto Raízes de Áfricas tem a certeza de missão cumprida!
 

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..