Violência contra a mulher! E o governo?

17/04/2019 15:35 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Vejo pelo noticiário uma investida do governo estadual para divulgar uma série de serviços e medidas que fazem parte do que podemos chamar de políticas públicas para a mulher. A ênfase é na prevenção da violência contra a população feminina e no combate ao crime de feminicídio. A visibilidade desse trabalho, de ontem pra hoje, coincide com a declaração do governador, feita em rede social, de que seu governo não dá vida boa a “marmanjos” violentos e misóginos. Cobrei ações.

Em texto anterior, logo aí abaixo, sugeri que o governador faça da atenção à mulher uma prioridade absoluta nesta gestão, com iniciativas de peso não apenas para investigar o feminicídio – com rigor e agilidade –, mas pra impedir o crime. Uma das críticas recorrentes ao Estado é quanto à inexistência de uma Delegacia da Mulher que esteja aberta 24 horas por dia. Os custos gerais, passando por dificuldade com pessoal, são um entrave para enfrentar essa encrenca. Mas o governo se explica.

O leitor pode conferir aqui no CADAMINUTO o que o governo de Renan Filho tem a oferecer nesse campo. Tire suas conclusões. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira 17/04. Entre outras coisas, ressalta-se a criação de uma “força-tarefa”, que envolve várias delegacias e profissionais de diferentes áreas no socorro imediato a vítimas dos “marmanjos” matadores. Tomara que tudo isso seja capaz de produzir os efeitos necessários. Nessa área, estamos parados no tempo há décadas.

No governo como um todo, assim como na estrutura da segurança pública, servidores competentes podem fazer as coisas avançarem. Naturalmente, sem o engajamento pleno da cúpula governamental, aí a missão desanda. No caso específico de projetos para a população feminina, tem muito homem falando potoca. Não é o melhor sinal para quem se diz disposto a mudar um terrível quadro, tão antigo quanto enraizado na pior das tradições. E olhe que muito discurso é só fachada.

Resumindo, ainda bem que as autoridades estão se mexendo para enfrentar um grande mal. Vamos ver adiante se medidas anunciadas agora têm mesmo o arrojo de quebrar parâmetros e padrões criminosos. Mas, sem querer fazer carnaval com isso, continuo achando que o governador e equipe estão devendo algo realmente forte na prevenção e combate ao feminicídio. Não haverá milagre da noite para o dia, é claro, mas a estrada a ser percorrida é desafio urgente. Pra ontem.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..