Jornalista da TV Gazeta é alvo de fúria nas redes sociais após fantasia sobre o Pinheiro

20/02/2019 18:12 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Acontece todos os dias. Se você adora postar fotos e mensagens em suas redes sociais, imagino que sabe o risco que isso pode representar. Mesmo que você não faça nada de errado, basta um vacilo, um movimento mal calculado, e o Tribunal da Internet pode condená-lo sumariamente a um linchamento em praça pública. O jornalista Filipe Toledo, chefe de redação e apresentador na TV Gazeta, parece que aprendeu a lição do jeito mais cabuloso. Mais um a passar por um aperreio assim.

Em seu espaço no Instagram, ele resolveu fazer uma espécie de protesto pela situação do Pinheiro, o bairro de Maceió que sofre com afundamento do solo e ameaça de desabamento de imóveis. O problema foi a forma que o jornalista encontrou para espalhar sua indignação. Ele postou uma foto em que aparece com uma fantasia de carnaval, simulando ser um operário de mineração.

Na imagem, Filipe Toledo tinha uma picareta em mãos – e estava sorridente como um alienado folião carnavalesco. Se o motivo era fazer uma crítica ao poder público pelo que ocorre no bairro, convenhamos que a ideia não foi lá algo brilhante. E se os amigos do rapaz entenderam tudo com naturalidade, muita gente – sobretudo no Pinheiro – não viu graça nenhuma. Nem protesto.

Os internautas mais raivosos não perdoaram. Para eles, o drama vivido por milhares de pessoas no bairro ameaçado não combina com fantasias carnavalescas – ou com qualquer outro tipo de gracejo. Mas o jornalista também foi defendido por seguidores, que atestam sua conduta como profissional e gente boa. Não o conheço, mas é evidente que sua intenção não era fazer piada com a calamidade.

Minha hipótese é outra. Filipe Toledo, feito milhões de navegadores viciados em exibir seus dotes e qualidades no mundo virtual, vez por outra talvez perca a noção da realidade. Fica parecendo que vale qualquer vexame para o que chamam por aí de “momento lacração”. A síndrome é mais perigosa na bolhinha mágica da televisão – pior quando se trata de funcionário de afiliadas da TV Globo.

Após a repercussão da disparatada fantasia, Toledo reconheceu a lambança. Apagou a foto no Instagram, diz ter aprendido a lição e deixou mensagem na qual se desculpa. É o que ele escreve no texto que reproduzo abaixo, publicado na mesma rede social em que a confusão explodiu.

Acredito que a fantasia de carnaval é também uma forma de manifesto. Associar a mineração ao bairro Pinheiro foi uma forma de protestar. Não tive intenção de ofender! ABSOLUTAMENTE!!! Passei parte da minha infância no Pinheiro e ainda tenho amigos lá – inclusive na área de risco. Quando somos guiados por um coração sem maldades corremos o risco de ingenuamente não prever algumas consequências. Minhas sinceras desculpas aos moradores do Pinheiro. (Filipe Toledo).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..