Grana, corrupto de estimação e alagoanidade

25/01/2019 13:06 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

1. Gigantes do mundo empresarial e banqueiros brazucas estiveram no fórum de Davos em busca de negócios. É a oportunidade anual que essa turma tem pra chegar perto de lideranças políticas internacionais que podem facilitar seus planos de ganhar dinheiro. Ali ninguém tá interessado em esquerda ou direta, globalismo ou nacionalismo. Grana não tem ideologia nem partido.

2. Tá muito engraçado ver os militantes do bolsonarismo usarem da mesma tática do petismo para defender as pilantragens de Flávio Bolsonaro. Só falta acusarem a imprensa de “golpista”. Quer dizer, isso eles já fazem, por enquanto sem recorrerem à palavrinha mágica dos que defendem a obra completa do PT. Corrupto de estimação? Perguntem aos garotões da gloriosa “nova direita”.

3. Com a Braskem sob suspeita no caso do bairro do Pinheiro, o clima é de nervosismo entre os maiores meios de comunicação das Alagoas. Como tratar desse aspecto delicado, sendo a empresa um anunciante pra lá de cobiçado e, ainda por cima, patrocinadora dos maiores prêmios do jornalismo local? Nem queira saber como estão sendo decididas as pautas das redações!

4. As empresas de ônibus querem aumentar o preço da passagem no transporte coletivo de Maceió. O Ministério Público Estadual informa que solicitou documentos que justifiquem o reajuste defendido pelos donos do setor. Vai jogar pesado para evitar abuso na decisão sobre a nova tarifa. Balela. Jogo de cena. Todo ano é a mesma coisa. Empresários vão conseguir o que querem, podem anotar.

5. Dois tenentes e um soldado da Polícia Militar de Alagoas foram presos acusados pelo Ministério Público de roubo, tráfico e outras estripulias à margem da lei. O comando da corporação avisou que tomará as “medidas cabíveis”. Que alívio! Com alguma estrada na cobertura de casos assim, logo me vem à cabeça uma dúvida que é, digamos, bem cabível: quantos PMs fazem uma gangue fardada?

6. Um dia desses, os times alagoanos e muitos jornalistas alagoenses ficaram indignados com a previsão de um comentarista da Band sobre o nosso futebol. O homem garantiu que o destino do CSA em 2019 no Campeonato Brasileiro será o rebaixamento, ou seja, a volta à Série B. Foi uma loucura, e não apenas entre os azulinos! O caso revela que a “alagoanidade” é mesmo resiliente.

7. Alagoanidade é uma dessas ideias brilhantes, defendida por intelectuais nativos em busca de um sentido para nossa existência à beira-mar, rodeada de lagoas e coberta por coqueirais. Há mais de uma década, a enfermidade já foi mais grave, com a publicação até de um manifesto. É sério. A coisa costuma reaparecer a cada temporada, em profundos debates bancados com dinheiro público.

8. Ainda nem completamos o primeiro mês de 2019, mas, em larga medida, a agenda pública, em todos os palácios e gabinetes, já está tomada pelo espírito de 2020. É quando teremos as eleições para vereador e prefeito. Por isso, por trás de cada anúncio ou decisão de sérias autoridades, há alguém farejando o alcance eleitoral de eventuais medidas – que agora soam até inocentes.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..