Em um ano de atuação, o Programa Ronda no Bairro registrou mais de 650 ocorrências diversas, desde a prisão de infratores, apreensões de armas brancas e de fogo, de drogas, prestação de socorro, operações integradas, resgate de animais e registros de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO).
Neste domingo (6), durante a comemoração em homenagem ao primeiro ano de atuação do Ronda no Bairro, ocorrida na orla da Ponta Verde, o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior afirmou que o empenho e o trabalho de todos os agentes do programa contribuíram decisivamente para a redução da violência na capital.
“Não tenho dúvidas que o Ronda no Bairro tem contribuído para que a Segurança Pública alcance resultados expressivos de redução da criminalidade, a prova é que hoje somos o estado do País que mais reduziu crimes. Como cidadão e secretário agradeço a cada um dos agentes pelo trabalho feito”, disse Lima Júnior, representando o governador Renan Filho no evento.
Hoje, o programa atende a áreas comerciais de oito bairros de Maceió: Jacintinho, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Jacarecica e Centro.
O corretor de imóveis José Costa, de 48 anos, mora em Maceió, prestigiou o evento e reconhece o trabalho desenvolvido pelo programa. “O Ronda em si trouxe mais segurança. O fato de você ter a presença, de uma figura de segurança traz pra gente essa sensação de mais segurança", afirmou.
A festa contou com ações educativas, ambientais, de saúde e exposições promovidas pelas secretarias deSaúde (Sesau), da Prevenção à Violência (Seprev), da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e do Corpo de Bombeiros (CBMAL). E foi animada pelas apresentações do Maracatu Baque Alagoano, da Banda de Jazz Messiah e da Banda Afrodara.
Durante esse primeiro ano, a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro realizou cerca de 166 atendimentos psicossociais, 34 visitas a escolas estaduais, 24 palestras motivacionais e mais de 111 atendimentos a estabelecimentos comerciais e ambulantes. Além de diversas edições de cunho cultural, artístico e esportivo em espaços públicos.
“Por todas as conquistas alcançadas nesse primeiro eu agradeço a parceria de todas as secretarias e órgãos estaduais que apoiaram o Ronda e, principalmente, agradeço a dedicação e empenho de todos os nossos agentes de proximidade e equipe social por tão bem executarem o programa”, concluiu o coronel Cícero Silva, superintendente do Ronda no Bairro.
Também prestigiaram a comemoração a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Maria José Silva, o secretário executivo de Prevenção à Violência (SEPREV), Erivaldo Teixeira, o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Marcos Sampaio, além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), André Madeiro.