O motorista Leonardo Dionízio foi preso neste domingo, dia 9, após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) constatar que o condutor estava sob o efeito de álcool. Leonardo, que conduzia o veículo de modelo Pajero, foi responsável pela colisão com uma Kombi na BR-424, próximo ao Polo Industrial de Marechal Deodoro. O acidente resultou em duas mortes e deixou dois feridos.

De acordo com informações da assessoria de Comunicação da PRF, após realizar o teste com etilômetro, foi constatado o teor de 0.86 miligramas de álcool no organismo do condutor, comprovando o estado de alcoolemia. Após a constatação, Leonardo foi encaminhado à Central de Flagrantes I, localizada no bairro do Pinheiro, onde foi autuado pelo crime de embriaguez ao volante.

Leonardo ainda poderá responder pelos crimes de homicídio culposo na direção de veículo automotor e lesão corporal culposa, com agravantes por dirigir veículo automotor em via pública, sem a devida permissão para conduzir ou habilitação, como assegura o artigo 302 do CTB.

“Nesses casos, a lei confere que a pena de 2 a 4 anos e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor, poderá ser aumentada de um terço até a metade”, relatou a assessoria.

A PRF ainda explicou que dirigir alcoolizado está entre os cinco principais fatores de risco para a mortalidade no trânsito. "Acidentes muitas vezes fatais que poderiam ser evitados com conscientização dos condutores sobre o perigo ao qual expõem a própria vida e a dos demais motoristas e pedestres com a mistura álcool e direção. A Lei Seca determina no artigo 165 do CTB, que dirigir sob a influência de álcool é uma infração de natureza gravíssima, dado o alto fator de risco ocasionado pelos efeitos do álcool no organismo”, informou a assessoria.

Em entrevista ao CadaMinuto, a assessoria de Comunicação do Hospital Geral do Estado (HGE), informou que a vítima João Sebastião Silva dos Santos, de 35 anos, sofreu escoriações no rosto e fratura em membro inferior. Já José Ernandes dos Santos, de 52 anos, apresentou fratura na região da perna.

Ainda segundo a assessoria, os dois estão na Recuperação Pós-Anestésica (RPA), onde estão sendo assistidos pela ortopedia e equipe interdisciplinar. O estado de saúde das vítimas é estável.

O caso

Os veículos, uma Pajero de placa NMN-4009, cor preta e uma Kombi, que não teve a placa identificada, de cor branca, vinham em sentido contrário quando perderam o controle e colidiram frontalmente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), as vítimas, que não tiveram as identidades divulgadas, ficaram presas às ferragens. Cinco viaturas com 16 militares estiveram presentes no local para a realização dos primeiros socorros às vítimas.

*Estagiária sob supervisão da editoria com Ascom PRF