A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) divulgou um balanço, nesta quinta-feira (11), do trabalho realizado pela polícia durante o primeiro turno das eleições no estado. Ao todo, foram registradas 45 ocorrências, sendo 27 casos de boca de urna. O secretário da SSP, Lima Júnior disse que em comparação a eleição municipal, houve uma redução de 32% no número de casos.
Conforme Lima Júnior no primeiro turno trabalharam 4.794 policiais militares e 1.116 policiais civis. Ao todo, a polícia recebeu sete denúncias na região metropolitana, 11 na Zona da Mata, 15 no Agreste e 12 no Sertão. A maior incidência foi em Arapiraca. Sobre as prisões, ao todo, dez pessoas foram presas em flagrante por cometerem crimes eleitorais no interior de Alagoas.
O secretário também disse que as ocorrências - em comparação a 2016 - diminuíram. Foram 65 ocorrências em 2016 e 45 em 2018.
Lima Júnior ressaltou que para o segundo turno o planejamento operacional será o mesmo. “Essa eleição tem presença de tropas federais, o que demonstra a capacidade da segurança do estado”.
O secretário comentou sobre possíveis confrontos entre eleitores no segundo turno e garantiu que as tropas estão preparadas. “Os policiais receberam uma cartilha de como agir em casos específicos, como no caso de pessoas usando camisa de candidatos. A polícia vai intervir se houver necessidade”, finalizou.
*Estagiária sob a supervisão da editoria