Datafolha mostra Bolsonaro em alta! Ciro ainda pode ir ao segundo turno?

02/10/2018 21:55 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Números do Datafolha divulgados na noite desta terça-feira confirmaram a subida do candidato Jair Bolsonaro, já verificada pelo Ibope em pesquisa que veio a público um dia antes. Comentei o resultado do Ibope no texto anterior. O Datafolha mostra Bolsonaro 11 pontos acima do petista Fernando Haddad – 32% para o capitão contra 21% do “poste” escolhido por Lula. Se nada mudar radicalmente na reta final da campanha, os dois irão ao segundo turno, na batalha dos extremos.

Ainda pelo Datafolha, Ciro Gomes tem 11% da preferência do eleitorado; Geraldo Alckmin aparece com 9%; e Marina Silva desidratou para 4% das intenções de voto. A pesquisa também revela o crescimento de Bolsonaro em segmentos em que ele não era bem votado, do mesmo modo como o Ibope apontou. Com esse quadro firme para o candidato do PSL, sem dúvida sua força eleitoral, com potencial de vencer a corrida para presidente, é uma realidade incontestável. Mas nada resolvido.

Aliás, longe disso. Basta ver as projeções de segundo turno feitas pelos institutos. Bolsonaro também cresceu aí, mas está tecnicamente empatado com Alckmin, Ciro e Haddad, com pequenas variações nos três cenários. Ou seja, a briga seria duríssima entre o capitão e qualquer dos demais eventuais adversários, sendo o petista o franco favorito para conseguir essa segunda vaga na etapa final da eleição. Mas não descarto – é um tremendo chute – que Ciro vá ao segundo turno.

O pedetista está com 11%, segundo o Datafolha. São 10 pontos atrás de Haddad – mas sem levar em consideração a margem de erro, que pode esconder uma diferença menor. Digo isso porque a rejeição ao petista disparou nos últimos dias, segundo as pesquisas. É muito difícil, mas não ficaria surpreso se, até o domingo, Haddad cair e Ciro avançar a ponto de brigar por esse lugar no segundo turno. Seria um tipo bem particular de voto útil – mais à esquerda, antipetista, a favor de Ciro.

Bem, é um grande chute, como falei. Vamos esperar os lances finais da campanha. Nunca antes na história deste país tivemos uma eleição tão amalucada quanto esta. (Agora vou assistir ao debate entre os candidatos a governador de Alagoas pela TV Gazeta. Comento depois).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..