PF deflagra operação de combate ao contrabando de cigarros e corrupção policial em ALe mais quatro estados

22/09/2018 09:19 - Polícia
Por Redação*
Image

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã deste sábado (22), nos estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, a Operação Nepsis que tem como objetivo desarticular organizações criminosas especializadas em contrabando de cigarros e combater a corrupção policial que facilita o crime.

Segundo informações da PF, cerca de 280 policiais federais atuaram para o cumprimento de 35 mandados de prisão preventiva, oito de prisão temporária, doze suspensões de exercício de atividade policial e 43 mandados de busca e apreensão nos cinco estados. Dinheiro, carros e embarcações foram apreendidos.

Os nomes dos presos, assim como os estados em que foram detidos, ainda não foram divulgados. Há informações de que entre os envolvidos estão policiais da PRF, da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul.

As investigações apontam que, em 2017, os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos mil e duzentas carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Os valores em mercadorias contrabandeadas superam R$ 1,5 bilhão.

Ainda segundo a PF, a quadrilha investigada formou um verdadeiro consórcio de grandes contrabandistas, com a criação de uma sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai pela fronteira do Mato Grosso do Sul, e se estruturava em dois pilares: um sistema logístico de características empresariais, com a participação de centenas de pessoas exercendo funções de “gerentes”, batedores, olheiros, motoristas e policiais que eram cooptados para participar do esquema criminoso.

O nome da Operação Nepsis reporta a um termo grego que significa vigilância interior, estado mental de atenção plena, em uma alusão à vigilância necessária para combater as sofisticadas atividades contrabandistas e no que concerne à própria atividade de fiscalização estatal no combate à cooptação integrantes de Órgãos de repressão e fiscalização.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participa da operação, que contou também com a colaboração da Receita Federal do Brasil (RFB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB) e acompanhamento das Corregedorias das Polícias Civil e Militar.

Veja vídeos da operação divulgados pela Polícia Federal:

 

 

 

 

*Com PF

 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..