Pinto de Luna, o novo candidato

19/09/2018 23:04 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Uma eleição sem precedentes. Acabo de ver o primeiro programa do delegado Pinto de Luna no horário eleitoral da TV. Como se sabe, o ex-superintendente da Polícia Federal em Alagoas topou a aventura quase inclassificável de ser candidato a governador. Foi o nome escolhido pela coligação para substituir o senador Fernando Collor. Luna, que era petista, hoje está filiado ao Pros.

No programa de estreia, o novo candidato apostou num discurso que se vale de sua trajetória como chefe da PF. Falou de seriedade e independência, condenou os políticos tradicionais alagoanos e disse que o estado precisa se livrar do domínio eterno dos “poderosos”. Apesar de enfático, o candidato não citou nomes para ilustrar suas críticas aos caciques estaduais. Ficou meio genérico.

Pinto de Luna é agora a aposta da oposição, que junta PSDB, DEM e PP entre as principais siglas na aliança. A 18 dias da votação, o êxito do novo candidato seria a maior reviravolta na história das eleições alagoanas. Não se fala em outra coisa a não ser numa vitória de Renan Filho, e com votação recorde. Claro que ninguém deve cantar a glória antes do tempo, com as urnas ainda desligadas.

Se a parada ao governo tem tudo para estar definida, resta o suspense quanto à disputa pelo Senado. Não temos pesquisas atualizadas sobre as intenções do eleitorado. Renan Calheiros e Benedito de Lira, em lados opostos, tentam renovar o mandato. Maurício Quintella e Rodrigo Cunha, também separados em campos rivais, brigam para desbancar os atuais donos das cadeiras.

No mais, como já escrevi por aqui, renovação mesmo será quase nada. As urnas vão reafirmar caciques, famílias e grupos partidários de longa trajetória nesse negócio. O discurso de Pinto de Luna contempla essa realidade. Mas parece deslocado, no improviso – como não poderia deixar de ser numa candidatura jamais planejada. Bem que a campanha podia ficar mais animada.

No cenário nacional, as opiniões pela imprensa ainda estão sob o impacto do crescimento de Fernando Haddad, como atestou o Ibope. Espera-se, com forte expectativa, cada lance na campanha dos presidenciáveis. O pouco tempo que resta requer atenção máxima principalmente para não errar. É para isso que existem os marqueteiros, com suas ideias inovadoras no universo da ficção.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..