Ainda está em andamento a Operação denominada “Dínamo VI”, deflagrada pelo Exército Brasileiro, que teve inicio nesta terça-feira, dia 11, com o objetivo de intensificar a fiscalização de pedreiras e mineradoras em todo o País, no combate ao desvio de explosivos. Em Alagoas, seis empresas estão sendo fiscalizadas.

 

A operação visa diminuir os desvios de explosivos que poderiam ser utilizados para colocar em risco a segurança da população. A fiscalização acontece por meio da vistoria da documentação de controle de explosivos, as condições dos depósitos e o armazenamento dos Produtos Controlados pelo Exército.

Conforme a assessoria de Comunicação do Exército, a fiscalização é realizada em todas as empresas do seguimento nos Estados, por militares do Exército, pela Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiro Militar (CBM), Receita Estadual, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Departamento Nacional de Produção Mineral. A ação acontece simultaneamente em outros estados como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.  

 

Ainda de acordo com a assessoria, as ações impactam diretamente a segurança pública nacional, uma vez que contribuem, significativamente, para a redução da violência com explosivos e, consequentemente, para a melhoria da sensação de segurança.

 

Ambiente Interagências


O Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados, coordenado pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), realiza suas operações em ambiente interagências, complementando o Poder de Polícia Administrativa do Exército, nessas situações operacionais, com o Poder de Polícia Judiciária, dos Órgãos de Ordem e Segurança Pública. Dessa forma, é possível atuar com mais eficácia contra os ilícitos encontrados, produzindo resultados mais expressivos e duradouros para a sociedade.

 

As atividades conduzidas pelo SisFPC têm alcançado importantes resultados observados nas Operações Dínamo em anos anteriores, e nas Operações Rastilho, Azoto, Rolo Compressor, Alta Pressão e Impacto, ocorridas ao longo do corrente ano. Todo esse empenho é direcionado para combater e prevenir os ilícitos com o uso de explosivos, o que tem incrementado, significativamente, o esforço conjunto em prol da segurança pública.

 

*com Assessoria