Nesta terça-feira (14), um vigilante do Centro de Logística dos Correios foi rendido por dois homens, de identidades ainda não reveladas, que roubaram sua arma, um revólver calibre 38. A unidade fica localizada no bairro do Tabuleiro dos Martins, na parte alta de Maceió

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect/AL), o desvio de função do vigilante pode ter contribuído para o crime.

"Não é segredo pra ninguém que a ECT sempre negligenciou o fato de o segurança estar sendo diariamente submetido a serviços que não fazem parte de suas atribuições legais, pois além de ter que se preocupar com a segurança patrimonial do Centro de Logística, o profissional se vê obrigado a atender o público que chega na portaria atrás de encomendas – o que caracteriza desvio de função e mais um erro administrativo nos Correios de Alagoas", afirma o Sintect.


Ainda de acordo com o sindicato, "cuidar do patrimônio e ainda ter que todos os dias desviar a atenção da atividade fim para atender dezenas de usuários fragiliza a segurança do local e deixa toda a unidade e seus trabalhadores a mercê dos bandidos. Inclusive para praticar atos mais graves que o de ontem".


O sindicato cobra providências da Gerência de Segurança Patrimonial e da Superintendência Regional dos Correios para que a vítima volte ao seu cargo e o desvio de função seja sanado. Além disso, o Sintect pede que haja um reforço na segurança local. "Caso contrário, essa combalida administração será responsabilizada por qualquer dano físico ou material que venha ocorrer com o patrimônio e os trabalhadores do complexo operacional", finaliza o sindicato.

*Estagiária sob supervisão da editoria com Sintect/AL