A ré Gleiciere Cardozo da Silva foi absolvida pelo Tribunal do Júri da 3ª Vara Criminal de Rio Largo, da acusação de homicídio qualificado contra o marido. A sessão foi presidida na última sexta-feira (27), pelo juiz Galdino José Amorim Vasconcelos e os jurados consideraram a tese de que a acusada agiu por legítima defesa.

O fato aconteceu no dia 18 de janeiro de 2011.  De acordo com relatos de Gleiciere, ela e o marido Josimar Almeida da Silva estavam brigando, quando a mesma foi agarrada e arrastada. Ela afirma ainda que o disparo da arma de fogo, que levou o marido a óbito, foi acidental.

Ainda de acordo com a acusada, ela falou que não queria mais ficar com Josimar e pediu para ele pegar as coisas e sair da casa, momento em que a vítima pegou a arma e ameaçou se matar se a ré o deixasse, apontando a arma para si mesmo. Gleiciere afirmou que na ocasião pediu para Josimar não fazer isso, colocando a mão sobre a dele e, quando ele soltou a arma, ela se desequilibrou e ocorreu o disparo.

A denúncia do Ministério Público dizia que a ré teria praticado o crime por vingança, por suposta traição do marido. No entanto, o próprio órgão ministerial pediu a absolvição durante a sessão de júri.

 

*Estagiária com Ascom TJ