O fator Joaquim Barbosa assusta o tucanato. E o Nordeste sem Lula

15/04/2018 16:23 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

O ex-governador Geraldo Alckmin tem muitas razões para se preocupar. E o eleitorado do Nordeste, hoje, é o campo mais aberto quanto a uma candidatura para presidente da República. Esses dois fatores acabam de ser detectados na mais nova pesquisa Datafolha, publicada neste domingo pela Folha de S. Paulo. No geral, o panorama segue mais imprevisível que nunca. A prisão do ex-presidente Lula altera profundamente as perspectivas e dificulta qualquer previsão.

 

Vamos então aos dois recortes anunciados lá no título. A candidatura do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa representa um problema sério para Geraldo Alckmin. Não que o tucano contasse com vida fácil na disputa, mas Barbosa parece elevar em boa dose o estrago para o ex-governador de São Paulo. Fosse agora a eleição, o PSDB estaria fora do segundo turno. Terá de trabalhar duro. No atual contexto de demolição dos partidos, Alckmin procura um discurso desesperadamente.

 

Já sobre o Nordeste, é a região em que Lula fora do páreo provoca o maior impacto em todo o país. Sem o petista, impressionantes 34% do eleitorado afirmam não ter um nome para confiar o voto. O índice é bem menor nas demais regiões do país. Com isso, os nordestinos somos, desde já, a população a ser convencida pelos postulantes que restam. O que esse eleitorado espera? Eis o drama. A pesquisa atesta que, Lula candidato, ele teria 51% por essas bandas do Brasil.

 

Tudo isso, não se pode esquecer, é o que temos a seis meses da eleição. Há candidaturas em demasia – e alguns desses aventureiros devem cair fora logo adiante. Além do mais, as coisas tendem a se ajustar, de um jeito ou de outro, com a campanha na rua, principalmente na propaganda de TV. Por enquanto, em águas mais turvas e nada cristalinas, pode-se ressaltar essas duas variáveis como determinantes na parada: o potencial de Joaquim Barbosa e a geografia eleitoral do Nordeste.

 

Há muito mais a se especular sobre os dados da pesquisa. Ciro Gomes, por exemplo, é um nome que deve provocar situações ainda não muito claras. Ele ainda sonha com o apoio do PT. Seria decisivo para suas pretensões. Mas está fora dos fatores que escolhi para esta coleção de chutes e palpites.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..