O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) vai levar a júri popular nesta terça-feira (27) o réu Josedi Luiz da Penha, acusado de matar a mulher, em março de 2017. O julgamento é o primeiro envolvendo feminicídio na comarca de São José da Laje, depois que a lei nº 13.104 passou a vigorar, em março de 2015. A referida norma aumentou a pena para assassinatos praticados contra mulheres, em razão de seu gênero.

De acordo com as informações da assessoria de Comunicação do TJ, na denúncia do Ministério Público de Alagoas, Josedi e a esposa, Maria José Gonçalves da Silva, estavam bebendo, quando começaram a discutir. Em determinado momento, a mulher pegou os pertences do marido e jogou para fora de casa.

Josedi, então, pegou a arma que estava em sua cintura e desferiu quatro tiros contra Maria José. Os filhos do casal presenciaram toda a cena.

Ainda segundo a assessoria, em depoimento, o réu confessou o crime. Ele foi pronunciado em setembro do ano passado e será julgado por homicídio triplamente qualificado (motivo fútil, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e feminicídio). O julgamento será conduzido pelo juiz José Alberto Ramos, titular da Comarca de São José da Laje.

*Ascom TJ