As provas do concurso do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) estão sendo aplicadas neste domingo (25), em Maceió. Pela manhã, o presidente da Corte estadual, desembargador Otávio Praxedes, visitou uma das escolas onde os exames estão sendo realizados, no bairro da Jatiúca.  O certame teve ao todo 42.762 inscritos, que concorrem a 131 vagas.

"O concurso está sendo organizado pela Fundação Getúlio Vargas, que é uma empresa séria. Com esse certame, pretendemos suprir a carência de servidores que temos no Poder Judiciário de Alagoas", afirmou o desembargador.

Ainda segundo o presidente, os candidatos aprovados poderão ser lotados tanto na capital quanto no interior. "A princípio oferecemos 131 vagas, mas acredito que outras pessoas serão chamadas, tudo vai depender da nossa disponibilidade orçamentária. Eles vão suprir a carência que temos em Maceió e nas comarcas do Interior do Estado".

De acordo com o juiz Ygor Figueirêdo, que está à frente da comissão organizadora do certame, a lotação dos aprovados só será definida depois da remoção dos servidores que já compõem a força de trabalho do Judiciário. "Primeiro serão disponibilizadas as vagas aos servidores que já estão no quadro do Tribunal. As remanescentes serão destinadas aos que entrarem", explicou.

O magistrado ressaltou que os aprovados dentro do número de vagas deverão ser chamados ainda neste ano. "Provavelmente no final de outubro. E à medida que tivermos disponibilidade orçamentária, chamaremos também o cadastro de reserva, ou seja, os aprovados além do número de vagas".

As provas do concurso serão aplicadas em 70 escolas da Capital. Pela manhã, realizam os exames os candidatos aos cargos de analista judiciário (nível superior). À tarde, a partir das 15h, é a vez dos que concorrem ao cargo de técnico judiciário (nível médio).

*com Ascom TJ/AL