A ridícula candidatura de Rodrigo Maia à Presidência da República

08/03/2018 16:17 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

É uma piada atrás da outra. A mais recente, lançada ao grande público algumas horas atrás, é a candidatura de Rodrigo Maia a presidente da República. O “Botafogo” na lista de propina da Odebrecht fez um discurso ridículo na manhã desta quinta-feira, apresentando-se como o grande nome do DEM para as eleições 2018. Atual presidente da Câmara dos Deputados, Maia é a tradução de um mundo político em decadência – e descendo a ladeira em desembesto cada vez maior.

 

Assentado no topo do Poder Legislativo do país em decorrência de conchavos e jogadas suspeitas – e nunca por qualidades políticas ou intelectuais –, o parlamentar aproveita a efêmera fase de mando para delirar sobre o nada. Maia é um caso clássico: irrelevante desde que veio ao mundo, sente-se poderoso e capacitado simplesmente porque ocupa uma cadeira de chefia. Quando terminar seu mandato, voltará à completa insignificância. Seu comportamento é um fenômeno universal.

 

O mesmo tipo de coisa ocorre também na iniciativa privada. Desqualificados em geral, quando premiados por cargos de alto escalão nas empresas, passam a acreditar na ficção de que são competentes. O que temos nesses casos é que um tosco em posto importante acaba por tirar a importância desse mesmo posto. Olhe ao seu redor, e constate você mesmo. Produto desse estranho movimento das relações de poder, o Botafogo acredita que tem tudo para salvar o país.

 

O partido do presidente da Câmara – Democratas – talvez seja o ajuntamento mais decadente da política nacional. É o velho PFL, antes PDS de Paulo Maluf, antes Arena da ditadura militar. Ao longo das décadas, ao invés de reciclagem, a agremiação parece ter apenas aperfeiçoado sua filosofia autoritária, além de se tornar ainda mais medíocre. Mesmo que recorra à cretinice marqueteira, nada é capaz de alterar o DNA carcomido de uma legião de tranqueiras.

 

Com Maia entre os pré-candidatos, temos mais uma figurinha no sacolão de nomes até agora lançados a presidente. Estamos bem. Para citar somente um dos postulantes à altura de sua patetice, está aí o avanço do pistoleiro Bolsonaro. E olhe que esses são apenas dois no bloco da insanidade que se arma para a guerra eleitoral. É bem verdade que o Botafogo tem tudo para cair fora. Entra no jogo agora, como teste, para negociar o passe mais adiante.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..