Lula vai chegando à cadeia

06/03/2018 16:36 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Em mais um julgamento com resultado conhecido antecipadamente, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça negou habeas corpus preventivo em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para evitar sua prisão, a defesa entrou com o recurso após a condenação em segunda instância – no caso do apartamento que ele teria recebido de um suposto esquema de corrupção.

 

No julgamento desta terça-feira, de fato ninguém apostava nada numa decisão favorável do STJ. A essa altura dos acontecimentos, não há juiz, desembargador ou ministro que ouse contestar o arrastão da Lava Jato. Com a confirmação oficial do previsível veredito, Lula dá mais alguns passos na direção de uma cela. Há quem garanta que em até um mês ele será trancafiado.

 

Na edição desta semana da Veja, uma reportagem chega a detalhar como estão os preparativos na Polícia Federal para a operação que levará o ex-presidente à prisão. É bem verdade que a revista, assim como outros veículos, já cravou, mais de um ano atrás, que Lula seria preso naquela época – antes mesmo da condenação de primeira instância. A torcida era tanta que virou até piada.

 

Mas agora isso parece inevitável. A última investida da defesa do ex-presidente aposta tudo no Supremo Tribunal Federal. São muitas as pressões para que o STF reavalie a decisão do próprio colegiado que autorizou o cumprimento imediato de sentença após a segunda instância. Lembrando que tal decisão dá um tremendo drible no que diz a Constituição – algo que está na moda no país.

 

No jogo tresloucado das diferenças políticas, o fanatismo militante contra Lula e o PT gostaria mesmo que o velho sapo barbudo fosse levado à forca. Mas como o Brasil ainda não adotou pena de morte – como defendem bolsonaristas de todos os matizes –, a tropa tem de se contentar “apenas” com a cadeia. E tudo isso em pleno ano de eleição. O próximo capitulo do novelão será no STF.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..