Associação defende mamata para juiz

30/01/2018 01:31 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Nada mais previsível. A Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo saiu em defesa do coleguinha Marcelo Bretas, depois que a Folha de S. Paulo revelou que ele recebe auxílio-moradia em dobro. Tratei do assunto no texto anterior. Bretas usufrui da mamata em dose dupla porque sua mulher recebe o mesmo benefício, embora habitem o mesmíssimo lar. A aberração é chocante, mas a categoria defende a safadeza com desassombro. São os heróis da ética.

 

E qual a linha de defesa adotada pela corporação dos magistrados? Ora, é claro que os senhores da moralidade alheia denunciam uma “constante campanha para tentar desmoralizar os juízes federais brasileiros”. Em nota, a associação afirma ainda que estão tentando “subtrair um direito” dos togados e “denegrir a honra” dos indefesos inimigos da corrupção no país. Ou seja, é a mais rasteira demagogia para justificar um privilégio inaceitável e indecente. Como disse, tudo previsível.

 

A esbórnia com esse penduricalho que aumenta o salário dos juízes federais será alvo de julgamento pelo STF. Por isso, a categoria anda tão nervosinha com o assunto. A turma está mobilizada para assediar o Supremo e impedir o cancelamento da benesse. O lamentável é ver esses senhores usarem o combate à corrupção para desviar o foco do que está em debate neste caso. Uma coisa nada tem a ver com a outra, a não ser a manipulação grosseira dos fatos por parte dos privilegiados.

 

Estamos diante de um velho comportamento. Todos os dias algum juiz (ou promotor) acusa algum político de receber benefícios que, embora legais, são moralmente escandalosos. Mas, quando são eles, os togados, os premiados, aí não há o que contestar porque, afinal, está tudo dentro da lei. O rigor implacável da ética e da moralidade, portanto, vale para os outros. Eis aí uma das razões que fazem o Brasil ser o Brasil. Não vejo o menor sinal de avanço nessa tragédia nacional.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..