Vejam esta relação: João Lyra, Augusto Farias, Euclydes Mello, Arnon de Mello Neto, Marcos Barbosa, Raimundo Tavares, Gustavo Feijó. O que eles têm em comum? São políticos que, em dado momento da carreira, entraram no mundo do futebol como cartolas de clubes alagoanos. Na condição de presidente dos maiores times do estado, alguns exerceram mandato eletivo, ou ainda exercem, como é o caso de Barbosa, do CRB. E este ano, mais um nome sonha em se dar bem com a tabelinha entre bola no gramado e voto nas urnas.

 

Estou falando, claro, do empresário Rafael Tenório, o atual presidente do CSA. Depois do acesso do Azulão à Série B do Campeonato Brasileiro, o que já era um forte desejo, acalentado em particular, virou obsessão anunciada publicamente: o cartola estreante não pensa em outra coisa a não ser numa cadeira de senador. Ou seja, é mais um para esquentar a disputa já inflacionada por uma lista de nomes considerados potencialmente barulhentos.

 

Nas entrevistas em que falou sobre sua virtual candidatura, Tenório se apressou em surfar na onda do desgaste dos políticos tradicionais. Ou seja, é outro que chega com o discurso da falência do atual modelo, com a pretensão de “mudar tudo o que está aí”. Tenório também se vale da retórica que exalta o empreendedor, o homem que arregaçou as mangas e construiu uma trajetória de empresário de sucesso. É mais ou menos o palavrório de um João Dória e similares da praça.

 

É uma contradição e tanto alguém defender a renovação da política e, ao mesmo tempo, valer-se do pré-histórico atalho da cartolagem no futebol para garantir um mandato. Ou uma coisa ou outra. Tenório conta com a massa de torcedores do CSA para chegar lá. Também aqui o raciocínio aposta na confusão mental que iguala jogo de bola e demandas de uma população. Seja como for, o homem é mais candidato que nunca. Sua atuação nas redes sociais é pura campanha.

 

Lembrando que nesta terça-feira, dia 16, como você sabe, sai a pesquisa eleitoral do instituto TDL, que será divulgada aqui no CADAMINUTO. Será um primeiro termômetro pra valer sobre as chances de tantos pré-candidatos, incluindo o empresário-cartola Rafael Tenório. A depender dos índices na largada do ano, os postulantes devem reforçar ou rever estratégias em andamento. Vamos ver.