Presente em Arapiraca há quase 30 anos, Via G aposta nas vendas on-line

11/01/2018 20:03 - Clau Soares
Por Redação
Image

Com uma tradição de quase 30 anos, somente em Arapiraca, as lojas Via G são uma referência quando se fala de moda no interior alagoano. A história por trás dessa empresa de sucesso surpreende. De origem pernambucana, a maison, sob o comando da empresária Gessi Tenório, veio para a Terra de Manoel André, na década de 1980, por um acaso, mas encontrou aqui o cenário ideal para sua consolidação no mercado.

Apesar de chegar a Alagoas somente em 1989, a trajetória de Gessi Tenório teve início mais de dez antes, em Garanhuns (PE), sua cidade natal. Os pais eram agricultores e comercializavam os produtos da lavoura nas feiras, mas ela se interessou por um segmento incomum para quem vive no campo. Ainda no colegial (atual ensino médio), ela ia para as aulas com uma sacola de roupas e aproveitava para vender a “confecção” às colegas.

As peças eram adquiridas em São Paulo onde encontrava as últimas novidades da moda que faziam sucesso entre as conterrâneas. As viagens, sempre de ônibus, eram longas e cansativas, ainda assim, ela ia diversas vezes ao ano.

Em 1979, Gessi abriu a primeira loja em Garanhuns. Casou-se com Adilson Lopes de Moraes que se tornou um grande parceiro também nos negócios, motivando-a expandir a loja.

A chegada em Arapiraca

Apaixonada pelas marcas Zoomp e Forum, a jovem empresária sonhava em comercializá-las, no entanto a concessão para as vendas pertenciam a outra empresa em Garanhuns. Foi então que Gessi descobriu que Arapiraca tinha praça disponível e decidiu instalar uma nova loja em Alagoas, com a colaboração de sua irmã, Valda Tenório. A administração ficou aos cuidados da outra irmã, Geruza Tenório.

O crescimento veio com dificuldades naturais a quem vem de fora. Foi necessário investimento em modernização e alinhamento com a cultura local.Com a contratação de funcionários de Arapiraca, a loja começou a ganhar destaque e se estabelecer nos anos seguintes. "O nosso segredo de sucesso é, sem dúvidas, a nossa equipe de funcionários", destaca o administrador da Via G Arapiraca, Thiago Tenório.

Hoje, a Via G Arapiraca vende em suas araras cerca de 40 marcas, como Melissa, Calvin Klein, Lança Perfume, Cantão, Schutz, Forum, Diesel, Animale, entre tantas outras que são puro desejo dos públicos feminino e masculino. Na equipe, são 34 funcionários, superando o número de pessoas empregadas na Via G Garanhuns, 28. Além disso, o grupo possui ainda três lojas no shopping de Arapiraca, Colcci, Carmen Steffens e Clube Melissa.

Com filhos, irmãos e netos trabalhando nas empresas, Gessi não abre mão de continuar na ativa, apesar do trabalho intenso desde o início na década de 1970. Aos 60 anos de idade, ela e o esposo Adilson permanecem à frente dos negócios e acompanham todas as decisões.

Vendas on-line

Nos últimos anos, a empresa passou por uma reestruturação, desde o atendimento até o processo de vendas. A explosão da internet trouxe novos desafios para a empresa que, sempre atenta a mudanças, permaneceu alinhada à modernidade.

Nas redes sociais, são milhares de seguidores. Somente no Instagram, são mais de 80 mil. Muitos deles de fora de Arapiraca e Garanhuns.

Thiago Tenório revela que não são poucos os pedidos para abertura de loja em outros municípios e, por isso, surgiu o projeto da criação de um canal de vendas pela internet.

Em 2017, o lançamento do site (www.lojasviag.com.br) que inclui vendas on-line para todo o Brasil trouxe novos ares para a empresa. Na página, é possível visualizar a peça, suas características, valor, formas de pagamento e as formas de entrega disponíveis. O escritório e toda a estrutura para as vendas pelo site estão fincados em Arapiraca. 

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..