A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) divulgou, neste sábado (06), que houve uma redução de 34,5% nas fugas do Sistema Prisional de Alagoas entre 2016 e 2017.
Segundo a Seris, foram realizadas diversas ações para fiscalizar a conduta dos reeducandos e como resultado, também houve uma diminuição nos incidentes nos presídios.
Ainda segundo a Seris, para alcançar esse resultado, os agentes penitenciários intensificaram as operações nos módulos dos presídios. Nas varreduras, itens ilícitos foram localizados e retirados de circulação.
Além disto, em 2017, mais de seis mil internos foram movimentados nos presídios, sem intercorrências operacionais.
“As operações garantem a manutenção da ordem, segurança, disciplina e vigilância nos presídios. Estamos sempre observando atentatemente a conduta da população carcerária. Desta forma prevenimos toda e qualquer ação criminosa contra a ordem e a disciplina do sistema penitenciário”, explica Milton Pereira, agente e chefe especial das unidades penitenciárias.
A Seris também apontou algumas ações que colaboraram com a redução das fugas. Entre as ações estão os investimentos com capacitações profissionais têm impactado em avanços por meio da Escola Penitenciária, dezenas de cursos foram ofertados gratuitamente aos servidores
Já a modernização tecnológica ocorre de forma gradativa. Equipamentos de segurança, como banquetas, scanners de Volume de Mão (Raio-X) e raquetes detectores de metais, além de armamentos, munições e veículos novos já estão sendo utilizados pelos agentes penitenciários.
“A modernização e o aparelhamento da força prisional são de suma importância para a manutenção da ordem e segurança nos presídios. Garantir que exista um ambiente digno, ordeiro e condizente com as políticas de resgate social implementadas pela Seris é a nossa missão”, finaliza o agente penitenciário.
*com Agência Alagoas
