Notícias exclusivas de dezembro

30/12/2017 03:07 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Impossível ser indiferente ao jornalismo típico da época do ano. A cada doze meses, dezembro escraviza as redações com as pautas que se impõem aos jornalistas com o selo implacável de obrigatórias. No momento em que escrevo, estamos sendo informados sobre os mesmos assuntos de anos (e décadas) anteriores. Do movimento nos terminais rodoviários à aventura dos engarrafamentos nas rodovias, tudo ganha números festivamente grandiosos.

 

Aliás, se as reportagens têm, praticamente todas, uma abordagem que podemos chamar de festiva, isso não é força de expressão ou figura de linguagem. O jornalismo não sabe o que fazer diante da exigência mortal de tratar dos mesmos assuntos. Exigência mortal porque no geral não se consegue escapar das armadilhas da repetição. Se o assunto é o mesmo, a linguagem é redundante.

 

Qualquer bobagem com motivos natalinos é alvo de longas matérias, com personagens enquadrados em enredos previamente definidos como eixo da cobertura. No caso da TV, ainda temos as peripécias de criativos repórteres, sempre rápidos em velhos trocadilhos supostamente engraçados, o que mostra o nível de texto no telejornalismo do país. Em dezembro, tudo isso fica mais grave.

 

Papai Noel. Viagem ao litoral. Compras no shopping. Troca de presentes. Ceias. Confraternização. Escolha do cardápio. Escolha da roupa. Paz. Solidariedade. Balada. Fogos coloridos. Promessas. Reencontros... Coisas reais e coisas da imaginação. Os assuntos de sempre, sempre na mesma época, o fim do ano. E por toda a imprensa, a opção pelo mais fácil: uma fórmula universal.

 

(O leitor poderia me acusar de estar à procura de assunto neste fim de ano. Daí um texto como este, que não é exatamente sobre alguma coisa ou algum acontecimento em particular. Faz sentido. Mas creio que não é disso que se trata aqui. De fato, na hora em que escrevo faltam somente dois dias para 2018. É, talvez escreva um texto sobre o ano que acaba. Ainda dá tempo).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..