Um levantamento feito pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDJ (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que metade dos consumidores brasileiros estão com o pagamento dos empréstimos ou das parcelas de financiamento atrasados em agosto. Deste total, 34% tiveram atrasos ao longo do contrato e 16% estavam com parcelas pendentes no mês.

Segundo a pesquisa, 42% dos entrevistados recorreram a pelo menos uma forma de crédito em agosto, 14% pegaram algum empréstimo pessoal e têm parcelas a pagar, enquanto 18% têm pendentes parcelas de financiamentos. Nas lojas, quem tentou fazer compras parceladas teve o crédito negado em 63% dos casos, sendo o motivo principal a inadimplência (24%), seguida por renda insuficiente (11%).

Veja em que situações vale a pena um empréstimo pessoal

Analisando esses dados preocupantes da economia brasileira, mesmo que boa parte dos brasileiros tenham parcelas em atraso, em alguns casos, vale a pena pedir um empréstimo, mas é preciso se programar para manter uma boa saúde financeira. Saiba quais situações são vantajosas para se adquirir o dinheiro emprestado:

● Pagar uma dívida com alta taxa de juros

Você pode usar o empréstimo pessoal para pagar dívidas de juros mais elevados. O cartão de crédito se inclui nesta categoria. Mesmo com as novas mudanças do Banco Central com relação às cobranças dos bancos, as taxas de juros do rotativo do cartão de crédito ainda são muito altas. Então, pegar um empréstimo para quitar o valor total da sua fatura poderá ser uma boa saída para não ficar no aperto por vários meses.

● Financiar uma compra

Se você pretende fazer uma compra direto no crediário com a loja, analise antes o custo de um empréstimo pessoal. Atualmente, já é possível conseguir um empréstimo pessoal online de forma mais simples do que em instituições financeiras tradicionais. Peça ao vendedor uma oferta e faça a comparação. O empréstimo, em boa parte das vezes, é muito mais vantajoso, até porque você pode obter bons descontos comprando à vista no estabelecimento.

● Pagar um curso

É importante se capacitar para enfrentar o concorrido mercado de trabalho atual. No entanto, muitos cursos, sejam eles universitários, técnicos ou de extensão, são bem caros, impossibilitando muitas vezes a sua realização por meio de pagamento à vista. Porém, um empréstimo pessoal pode ajudar nesse caminho, com juros que cabem no seu bolso.

● Limpar o nome no mercado

O acúmulo de dívidas pode fazer com que seu nome fique sujo nos serviços de proteção ao crédito. Isso pode inviabilizar boas oportunidades. Ao contrair um empréstimo para pagar as dívidas, é possível limpar o nome rapidamente.

Abrir um negócio próprio

Tem interesse em abrir seu próprio negócio, mas não tem dinheiro para isso? O empréstimo pode realizar esse sonho e fazer seu negócio sair do papel mais rápido.

Pegar empréstimo pessoal é bem mais fácil do que parece

Se você acha que adquirir esse dinheiro com alguma instituição financeira é algo fora de alcance, está cometendo um engano. Hoje, para fugir da grande burocracia e evitar perder tempo e dinheiro indo até o banco, algumas Fintechs oferecem empréstimo pessoal online. Essa é uma maneira bem rápida e segura de se obter o valor necessário.

É muito fácil solicitar um empréstimo para sair do aperto ou realizar o seu sonho. Um exemplo é o MoneyMan, com um processo simples para solicitar o empréstimo online:

● Solicite seu empréstimo no site, escolhendo a quantia desejada e o prazo de pagamento que mais se adeque às suas necessidades;

● O pedido será analisado e, em poucos minutos, você já terá a sua resposta. Centenas de variáveis são levadas em consideração, onde é possível “ganhar” ou “perder” pontos com base nas informações preenchidas, consultadas e analisadas;

● Caso haja aprovação do pedido, você recebe o dinheiro em poucas horas direto na conta bancária cadastrada. Em caso de reprovação, isso não é o fim do mundo. Será possível fazer uma nova solicitação mais à frent