Globo, futebol e propina

17/11/2017 02:02 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

As suspeitas sobre a TV Globo num esquema com a Fifa, envolvendo os direitos de transmissão de jogos de Copa do Mundo e outros campeonatos, estão na pauta há muitos anos. Já renderam alguns livros. Mas nunca houve o que se vê agora, com as revelações do delator argentino que conta em detalhes o pagamento de propina a dirigentes de futebol por grandes redes de TV, como a Fox, a Televisa e a emissora brasileira. A história é uma gigantesca sucessão de jogadas, algo de uma dimensão que jamais foi esmiuçado pela imprensa nacional.

 

Outro aspecto que chama atenção no esquema é a ausência de investigação pra valer sobre tudo isso no Brasil. Polícia Federal e Ministério Público Federal passaram longe dos escândalos do casamento entre futebol, política e o grupo Globo. A cobertura do caso, nos grandes veículos, segue por enquanto sem o amplo destaque dedicado a denúncias menos graves. É um bom momento para se observar métodos e estilos na produção do jornalismo que temos. Tudo isso às vésperas de mais uma Copa, desta vez na Rússia, que vai ocorrer sob o signo da desconfiança.

 

O caso Globo/Fifa poderia ganhar informações secundárias – mas elucidativas das práticas de gestão nesse balaio – se fossem investigados acordos e contratos entre filiadas da Globo e federações estaduais. Nada se sabe acerca desse negócio, em cada estado do país, com a emissora dos Marinho metida até o pescoço na oficialização das parcerias. Aqui mesmo em Alagoas, os direitos de transmissão do campeonato estadual foram alvo de uma guerra suja entre a TV Gazeta e a TV Pajuçara (Record TV). Os gravíssimos lances desse embate ficaram nos bastidores.

 

(Depois de uma pausa involuntária, o blog volta com atualização diária).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..