Após uma intensa investigação policial, a Polícia Civil do 104º Distrito Policial (104º DP) deram cumprimento, nesta quinta-feira, 26, a um mandado de prisão e elucidaram um crime de furto qualificado e receptação de gado, conhecida “Abigeato”, ocorridos na cidade de Atalaia, a 48km de Maceió. Um dos acusados se apresentou a policia e foi detido, o outro é considerado foragido.

As investigações iniciaram depois que 20 cabeças de gado foram subtraídas de uma fazenda, conhecida na região como Mataraca. Segundo informações da PC, o autor do furto foi identificado como José Ricardo da Silva. Ele praticava o delito durante a noite, quando o gado era tangido para o terreno da fazenda vizinha. Em seguida, o vaqueiro acionava um comparsa, Miguel dos Santos Silva, responsável por abater os animais.

Ainda segundo a PC, Miguel dos Santos é dono de um abatedor e retirava o couro e os ossos, do gado, levando a carne para ser comercializada no estabelecimento, que fica no Centro de Atalaia.

Foram expedidos dois mandados de prisão preventiva para José Ricardo e Miguel dos Santos, logo após a conclusão do inquérito. Eles deixaram a cidade, mas após a polícia realizar diligências, no intuito de prendê-los, o dono do abatedouro, ao saber da ação policial, se apresentou na sede do 104º DP e confessou o crime.

Miguel foi preso e responderá pelo crime de receptação de gado. Ele permanece a disposição da Justiça, na Delegacia de Atalaia.  

O vaqueiro José Ricardo é acusado pelo crime de furto qualificado e continua foragido.

*Com PC/AL