O ataque a jornalistas da TV Gazeta

26/10/2017 14:25 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Exercer o jornalismo às vezes pode ser perigoso. Vejam o que aconteceu com uma equipe da TV Gazeta na noite desta quarta-feira. Três assessores (ou seguranças) da deputada estadual Thaíse Guedes partiram pra cima do repórter-cinematográfico Josualdo Moura dispostos a agredi-lo. E foi isso o que fizeram. Os valentes pretendiam evitar imagens da parlamentar no momento em que deixava a sede da Polícia Federal. Segundo a PF, ela foi indiciada por um esquema envolvendo servidores fantasmas. Outros deputados são suspeitos no mesmo caso.

 

Só temos as imagens da agressão porque a repórter Estela Nascimento gravou o ato dos covardes com seu próprio telefone celular. Aliás, ela está de parabéns pela postura. Foi corajosa, manteve a calma, enfrentou os truculentos e registrou o ataque. Não é fácil agir como ela numa situação tensa, diante de uma ameaça que poderia descambar em algo ainda mais grave. Na gravação dá pra ouvir um dos elementos perguntando como é que a TV sabia do depoimento, “antes mesmo do advogado” da deputada. Como se isso fosse algum pecado e justificasse a violência contra os jornalistas.

 

O episódio não foi o primeiro nem será o último. Em algum momento, o bom jornalismo, que sempre incomoda, acaba atraindo a fúria dos que se acham intocáveis. E casos assim não podem ser vistos, jamais, com naturalidade. Devem ser repudiados como atentados ao direito de a imprensa livremente informar à sociedade. Minha solidariedade aos profissionais da TV Gazeta, que exerciam seu trabalho como tem de ser – em cima do fato, sem medo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..