Procura-se uma polêmica de verdade

25/10/2017 12:18 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

1. O dublê de ator Alexandre Frota está no centro de um debate que incendeia a opinião pública. É sério isso? É sim. E olhe que ele tem como adversários nada menos que Caetano Veloso e estrelas do Congresso Nacional, como a senadora Gleisi Hoffmann. Caetano já teve oponentes mais perigosos, como Paulo Francis e José Guilherme Merquior. A polêmica entrou em decadência.

 

2. O Ministério Público de São Paulo abriu investigação sobre peças de divulgação do filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola, que tem Danilo Gentili como protagonista. É isso o que acontece a uma cabeça desocupada, cheia de ideias para tornar o mundo melhor e proteger as nossas vidas. Como todos sabemos, o MP também quer salvar o Brasil.

 

3. Uma novidade no cenário nacional, sem dúvida, é esse debate tresloucado envolvendo religião. Nunca vi tanta gritaria arrastando católicos, evangélicos, espíritas, budistas, crentes, descrentes, agnósticos e ateus. Daqui a pouco, alguém propõe a volta da fogueira para hereges e o enclausuramento de pecadores em mosteiros. Texto sagrado pra mim é literatura – como o Livro de Jó ou o Eclesiastes.

 

4. Os artistas estão na rua de novo. Dessa vez, exigem a derrubada de Michel Temer, a prisão de Aécio Neves e a volta de Dilma Rousseff. Assim como queriam o banimento da guitarra décadas atrás, baluartes da categoria caminham de braços dados, com a convicção de que falam em nome do povo. É uma ideia fixa. Depois, todos voltam para casa realizados. Até a próxima balada de rebeldia.

 

5. Quando não estão batalhando pela causa dos oprimidos, Caetano e amigos importantes vão a casamentos cheios de estrelas internacionais. Coisa de gente preocupada com a miséria brasileira. É o que ocorre exatamente agora. Um casório no Rio de Janeiro reuniu até Madona e os dublês de roqueiros do U2. Para completar, a festa foi no muquifo do casal Luciano Huck e Angélica. Antológico.

 

6. Parece que a atriz Marina Ruy Barbosa ficou triste com o evento relatado acima. É que ela não contava ver suplantado tão rapidamente o seu próprio casamento, que havia batido todos os recordes de ostentação e celebridades. Para se vingar, a ruiva cheia de talentos resolveu entrar numa confusão infernal: está sendo triturada por causa de uma publicidade com papel higiênico preto.

 

7. Esses publicitários geniais... Nem uma reunião multidisciplinar dos maiores talentos chegaria a uma ideia tão extraordinária como essa. Amigo, papel higiênico preto – com um slogan consagrado no combate ao racismo – não é para qualquer um. Sacadas desconcertantes assim você só encontra na cabeça privilegiada de um publicitário. Merece uma tese sobre a semiótica de usos e costumes.

 

8. Enquanto isso, escravidão e armamentismo mobilizam outras frentes de revoltados. Com o clima de guerra generalizado no país, parece que a fábrica de tumultos descartáveis despeja uma nova besteira a cada segundo. Por isso, ao dar uma olhada pelo noticiário, convém não levar a sério tanta zoada. Grande parte das notícias parece mais um balaio de piadas. Falta polêmica de verdade.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..