Cícero Almeida e Temer na rede social

24/10/2017 03:09 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Ex-prefeito de Maceió por dois mandatos e hoje deputado federal, Cícero Almeida teve uma ideia inusitada. Como conta aqui no CADAMINUTO a jornalista Vanessa Alencar, o parlamentar lançou uma enquete por uma rede social sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer, que será votada pela Câmara nesta quarta-feira (25). O resultado da enquete será o voto de Almeida.

 

Os deputados vão decidir se o presidente deve ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal por crime de corrupção e formação de quadrilha. Como você sabe, será a segunda vez que o destino de Temer estará nas mãos do parlamento. Da primeira ocasião, os deputados decidiram não haver provas para afastar o presidente. Ao que parece, o resultado será o mesmo.

 

Não se pode negar: a iniciativa de Almeida de fato é original e provocou rebuliço no eleitorado. Agora, isso faz algum sentido? Temos aí um gesto de respeito e transparência no exercício do mandato? Vamos ver. Os congressistas decidirão sobre um processo, uma peça acusatória produzida pela Procuradoria Geral da República, ainda na gestão do aloprado procurador Rodrigo Janot.

 

Para dar seu voto contra ou a favor de Temer, o que é necessário para os deputados? Podemos especular várias coisas a respeito, mas um dado é obrigatório: eles precisam conhecer a denúncia que será votada. As acusações de Janot ao presidente formam um conjunto de 245 páginas, com depoimentos, transcrição de conversas gravadas, reprodução de documentos e fotografias.

 

Suponho que a maioria dos brasileiros não leu o que está na peça da PGR. Considero um tanto sem lógica transferir ao eleitor uma decisão como esta – que até pode ser política, mas, essencialmente, tem de ser técnica. Vamos imaginar que Almeida, cioso do mandato e consciente da decisão a ser tomada, já leu atentamente a denúncia. Se fez isso, acha que Temer é culpado ou inocente?

 

E há outra pergunta – pertinente – que os leitores fazem sobre o gesto do ex-prefeito: por que ele não fez o mesmo no afastamento de Dilma Rousseff e na primeira denúncia contra Temer? Para ser coerente, o parlamentar teria de ter aplicado nos casos anteriores os mesmos argumentos que apresenta agora no vídeo em que convoca os eleitores para sua enquete.

 

Lamento, mas o gesto de Cícero Almeida nada tem de democrático, como ele tenta nos convencer. É apenas uma jogada excêntrica cujo objetivo é tão-somente a tentativa de agrado para a arquibancada. Sem contar que a iniciativa revela uma boa dose de irresponsabilidade diante de algo tão grave para o país. Não será com essa gota de populismo virtual que teremos algum avanço.

 

Os políticos estão cada vez mais ensandecidos pelas redes sociais. Prefeitos e governadores tomam decisões pela internet assim como parlamentares legislam mais pelo teclado do que pelos trâmites do Congresso. É um festival de maluquices, um circo de demagogia cada vez mais amplo, com resultados absolutamente ridículos. Mas isso é outro assunto. Fica para depois.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..