Censura na internet não passará

06/10/2017 15:30 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

No fim do texto anterior, publicado pouco antes de uma hora da manhã desta sexta-feira, fiz uma previsão de alcance nacional – e isso se confirmou por volta de meio-dia. (Confira no post abaixo). Escrevi que o presidente Michel Temer provavelmente vetaria o artigo da reforma política que, na prática, instituía a censura prévia na internet. É o que vai acontecer.

 

Não quero me gabar. Era fácil prever a reação de Brasília. Na situação política em que se encontra, claudicante, Temer não resistiria à pressão universal para derrubar a perigosa ideia encaixada por contrabando na reforma. A grande imprensa foi pra cima dele. Em nota oficial, a Secretaria de Comunicação da Presidência informa a posição do Palácio do Planalto.

 

Claro que não poderia faltar um detalhe humorístico. Segundo a nota, o próprio autor da emenda, deputado federal Áureo (Solidariedade-RJ), pediu ao presidente que vetasse a iniciativa. O parlamentar diz agora que sua intenção foi “mal interpretada”. Segundo ele, o objetivo exclusivo era impedir o uso de perfis falsos nas redes sociais durante a campanha eleitoral.  

 

Melhor assim. Afinal, embora a Constituição assegure com clareza a livre expressão do pensamento, todo santo dia autoridades do Judiciário decidem barrar a publicação de alguma notícia, em algum veículo de comunicação do país. Proibido na forma da lei, na vida real o recurso da mordaça se impõe sobre inúmeros jornalistas pelo Brasil afora.

 

Se poderosos conseguem caçar o nosso direito à informação, atropelando princípios constitucionais, imaginem o que não fariam com a força de uma nova regra autorizando o vale-tudo. Decidiriam pelo banimento do jornalismo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..