O laudo do Instituto de Criminalística (IC) concluiu que a causa determinante do acidente de trânsito ocorrido em São Miguel dos Campos foi que a caçamba envolvida no acidente invadiu a mão a contramão. O sinistro aconteceu no dia 08 de junho e vitimou o médico do Hospital Geral do Estado (HGE), Jonatha de Oliveira Lopes.

 

A ocorrência aconteceu no km 131 da rodovia BR101 em São Miguel dos Campos, envolvendo três veículos, uma carreta, o caminhão caçamba, e carro de passeio conduzido pelo médico, única vítima fatal. Assim, que aconteceu o fato, por volta das 20h45, à equipe do IC foi até o local para realizar o levantamento pericial.

 

Em depoimentos, os motoristas sobreviventes afirmaram que Jonatha Lopes seria o único responsável pelo acidente. Segundo eles, após uma tentativa de ultrapassagem mal sucedida em uma curva, o médico teria colidido de frente com o caminhão caçamba que colidiu em seguida com a carreta. 

 

Durante o levantamento técnico-pericial no local, o perito constatou vários elementos de valor criminalístico como fragmentos de peças, manchas de óleo espalhadas na via, marcas de arrastamento, e ausência de avarias. Também foram analisadas as marcas de pneumático na via, as ranhuras na via e na faixa de rolamento, e um disco para registro instantâneo inalterável de velocidade e tempo (disco de tacógrafo).

 

Diante desses elementos materiais constatados e descritos no laudo, o perito criminal Fernando Silva realizou as considerações de ordem técnica, a dinâmica do acidente, e concluiu que no local houve duas ocorrências de tráfego classificadas como colisão. Na primeira colisão, o caminhão caçamba trafegava na rodovia quando derivou para esquerda invadindo a mão de direção do veículo de passeio, colidindo e o arrastando para margem direita da via, o que resultou na morte do médico. 

 

No segundo abalroamento, a carreta, que vinha logo atrás carro de passeio, colidiu contra a caçamba, arrastando-o por mais de vinte metros, até alcançarem suas posições de repouso final. Ou seja, a causa determinante do evento foi à manobra de invasão da contramão do condutor da caçamba, efetivada por motivo que não foi possível precisar.

 

O titular do 74º Distrito Policial de São Miguel dos Campos, Nilson Alcântara  que está responsável pela investigação do caso.

Leia Mais: Acidente envolvendo três veículos deixa vítima fatal em trecho da BR-101