Na manhã desta quinta-feira (10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, esteve na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para discutir o rezoneamento com o ministro Gilmar Mendes, presidente do órgão. Também participaram da reunião os deputados federais João Henrique Caldas e Rosinha da Adefal, além do representante da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), prefeito Marcelo Limae do assessor jurídico da Presidência do TRE, Edney dos Anjos.
“Entregamos pessoalmente ao ministro Gilmar Mendes uma exposição de motivos defendendo que o Estado de Alagoas seja excluído do rezoneamento eleitoral. A princípio ele reagiu fortemente à ideia mas durante a audiência e com os argumentos que todos expomos, ele começou a entender a realidade de Alagoas e pediu que deixássemos o estudo por escrito para que sua equipe possa analisar”, explicou o desembargador Malta Marques.
Ainda de acordo com o presidente do TRE/AL, a definição final acerca do rezoneamento que pretende reduzir de 55 para 42 a quantidade de Zonas Eleitorais em Alagoas fica a cargo da Presidência do TSE. Desde junho que o desembargador José Carlos Malta Marques tem organizado reuniões para colecionar o apoio da classe política alagoana, fazendo com que todos entendam os prejuízos que o rezoneamento trará para os alagoanos.
Na oportunidade, o desembargador-presidente do TRE/AL aproveitou para convidar o ministro Gilmar Mendes para conhecerpessoalmente as instalações dos prédios que abrigam a Secretaria do órgão e o Fórum Eleitoral de Maceió, objetivando demonstrar a necessidade de construção do novo edifício-sede. O ministro Gilmar Mendes ficou de definir a possível data da visita e informará posteriormente à Presidência do TRE/AL.