A Operação Reditus da Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizada nesta quinta-feira, 10, em Arapiraca desarticulou uma organização criminosa que comandava o tráfico na região. Foram presas 18 pessoas e dois menores foram apreendidos. Erasmo Siqueira, suspeito de integrar o grupo morreu em confronto com a polícia.

Com os suspeitos foram apreendidos mais de 20 kg de maconha, pedras de crack, celulares, uma arma branca e uma balança de precisão.  A droga foi encontrada com um taxista. Segundo a polícia há suspeita de que o motorista estaria fazendo a distribuição dos entorpecentes não só em Arapiraca, mas também em outros municípios do Agreste.

Aílton Barbosa, vulgo "Ureia" apontado como líder do bando foi preso em Garanhuns – PE. Segundo o secretário de Segurança Pública, Coronel Lima Júnior, as mulheres que integravam o grupo recebiam as ordens dos companheiros e na ausência dos maridos elas assumiam seus postos nas ações criminosas.

Os presos

Natália Peixoto da Silva, Joyce Kelly dos Santos, Girlene Alves dos Santos, Yasmin dos Santos e Fabiane Santos foram levadas ao presídio Santa Luzia, em Maceió. Ao presídio do Agreste foram encaminhados Henrique Nestor Silva de Souza, Guilherme Henrique Maximiniano, José Cícero Gracindo, Weverdon Aliff Pereira, Ailton Barbosa, Marcelo José da Silva, Cláudio Henrique Leite Guedes, Matheus Augusto de Farias, Wellington da Silva, Victor Oliveira Leite, Lucas Eduardo Gomes, Carlos Alberto Tavares da Silva e Sheuvan Juvino da Silva.

Foram cumpridos 25 mandados de prisão e 49 de busca e apreensão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. A operação Reditus teve participação de policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Arapiraca, policiais civis da Delegacia Regional de Arapiraca, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Inteligência da PM e do Núcleo de Inteligência do 9º Batalhão da PM de Garanhuns (PE).

“A SSP vai estender essas operações a outras cidades e posso garantir que vamos combater o crime em todo o Estado”, afirmou o secretário Lima Júnior.