O município de Rio Largo está promovendo oficinas para a elaboração do Plano Municipal de Saúde para 2018/2021. O primeiro encontro aconteceu ontem (20), no auditório do aeroporto Zumbi dos Palmares, com a participação de profissionais das diversas especialidades da Saúde e membros do Conselho Municipal de Saúde, sob a coordenação da assistente social Lenise Abreu e da coordenadora de Planejamento, Cecília Vilaverde.
Na ocasião, foi feita uma apresentação da atual situação da saúde do município, os indicadores, as metas alcançadas e não alcançadas nesses últimos quatro anos, para que os profissionais tenham uma ideia do cenário da Saúde em Rio Largo. Os grupos foram divididos pelas áreas de vigilância, assistência e gestão para que, em cima do cenário apresentado, os profissionais apontassem os principais problemas e, com isso dessem sugestões para amenizá-los, alinhado ao que é informado pelo Ministério da Saúde.
Presente ao evento, o secretário de Saúde, Eduardo José, ressaltou a importância do planejamento para uma gestão de qualidade. “Não podemos ter um bom desempenho sem um planejamento municipal, conhecendo as metas e indicadores. Estamos dando um salto de qualidade com essas oficinas e assim teremos ações eficientes de combate aos males que afetam a saúde de Rio Largo para a realização de uma boa gestão em todos os âmbitos da saúde. O Plano Municipal de Saúde vai guiar o caminho a ser seguido para se atingir a missão do SUS e representa o “norte” fundamental ”. afirmou o secretário.