Quarenta policiais civis serão remanejados para outras unidades após a reforma da Casa de Custódia, localizada no bairro do Jacintinho, ser concluída. O prédio passará a pertencer à Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que colocará agentes especializados para atuar na custódia dos presos. O governador Renan Filho assinou, na manhã desta terça-feira (11), a ordem de serviço para a reforma do prédio e de outros dois batalhões.

Após passar oito anos sob os cuidados da Polícia Civil, a Casa de Custódia passará a ser de responsabilidade da Seris. O governador também assinou a ordem de serviço para a reforma do 1º Batalhão e da Radiopatrulha da Polícia Militar. De acordo com o governador Renan Filho, as obras serão executadas com recursos próprios e devem durar em média seis meses para serem concluídas.

Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço, Renan Filho destacou que a reforma da Casa de Custódia contribuirá para que 40 policiais civis sejam realocados e auxiliem em investigações e outras atividades. Com o fechamento temporário para a reforma, as pessoas que forem presas serão direcionadas para o Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro da Mangabeiras, e para a Central de Flagrantes I, no bairro do Farol. Já os presos que estavam custodiados no local serão remanejados para unidades prisionais do estado. 

“Com isso teremos mais policiais nas ruas fazendo investigações, cuidando de inquéritos e, por outros lado, a Seris vai assumir a operação e a reforma da casa de custódia, colocando gente qualificada para cuidar dos presos. Com isso iremos colocar os policiais para realizar o que eles são determinados pela Constituição do estado e a Constituição federal. Isso significa valorizar a categoria”, afirmou.

Já sobre a reforma do 1º Batalhão e da Radiopatrulha, o govenador disse que era um pleito antigo desde quando o secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, estava na Polícia Militar. Renan Filho disse ainda que a reforma das duas unidades vai melhorar a estrutura e contribuir com o trabalho que vem sendo feito.

*Colaboradora