A Secretaria de Segurança Pública (SSP) realizou nesta quarta-feira (21) uma  coletiva à imprensa para apresentar os resultados da operação realizada na manhã de hoje na área do Virgem dos Pobres I, II e III, que resultou na desarticulação de duas facções criminosas e na apreensão de 18kg de maconha.

Segundo a SSP, essas facções vêm sendo investigadas a cerca de três meses. Na operação foram cumpridos 22 mandados de prisão, tendo duas resistências e 25 buscas e apreensão.

O delegado Gustavo Henrique, da Delegacia Regional do Narcotráfico (DRN) disse que a operação identificou as duas organizações que são rivais. Uma atuava nos conjuntos I e II comandando o tráfico nesses dois conjuntos e a outra comandava o tráfico no Virgem dos Pobres III.      

O major Rocha Lima, comandante do primeiro Batalhão de Polícia Militar (BPM), disse que a área do Virgem dos Pobres I, II e III têm muitos elementos ligados ao tráfico de drogas e ele afirmou que a tranquilidade e a paz deve voltar por causa da prisão desses elementos.                       

Sobre as resistências, o delegado Gustavo Henrique, da DRN disse que a polícia não está matando demais, mas sim, trabalhando demais. "Estamos nas ruas trabalhando. Para esta operação, estamos de pé desde às 3 horas da manhã. Mas está no artigo 23 do código penal que se o meliante reagir, a polícia tem o direito de reagir", acrescentou o delegado.

Ainda de acordo com o titular da DRN, a primeira facção era liderada por Flavio Soares da Silva, vulgo “Flavio ceguinho”, que esta preso na Penitenciária Barreto Campelo, Itamaracá, em Pernambuco, mas ainda assim comandava as ações criminosas através de seu braço direito, Josimar Vitalino do Nascimento, vulgo “ Chaves”, que estava em Foz do Iguaçu/PR, de onde enviava drogas e armas parar os demais membros do grupo em Maceió. Essa quadrilha comandava o tráfico de drogas na região dos Conjuntos Virgem dos Pobres I e II.

Já a segunda facção, que seria rival da primeira, era comandada por dois reeducandos do sistema prisional do Estado, Thony Willames Silva dos Santos, vulgo “Perna” e Maxsuel da Silva, vulgo “Ninho”. Gerenciava essa organização criminosa Walisson Marques dos Santos, vulgo “AU”, que reagiu a prisão e foi atingido, mas encontra-se no HGE. Essa comandava o tráfico de drogas na região do Conjunto Virgem dos Pobres III.

As duas facções, alem de tráfico de drogas e homicídios, também eram envolvidas com  posse/porte ilegal de armas de fogo e roubos. 

Os materiais apreendidos pelas polícias foram 18kg de maconha, que seria vendido por R$1500 reais cada kilo; 250g de Crack, avaliados aproximadamente em R$ 5 mil reais; 5 armas de fogo, varias munições de diversos calibres e um veiculo Cross/Fox.

Participaram da ação agentes da DRN, Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT), Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE)  e da Asfixia, além de militares dos 1º e 4º Batalhões de Polícia Militar (BPM), Radiopatrulha, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Grupamento Aéreo.

Outros presos

Carlos Eduardo Fontes dos Santos, Vulgo “Dudu”, 21 anos;

Tiago Vieira da Costa, vulgo “Jaraguá”, 23 anos;

Luciana Alves da Silva, vulgo “Babalo” ou “Lolota”, 33 anos;

Aleph Danilo da Silva, vulgo “Lagartão”, 23 anos;

Cleber Santos Carlos, vulgo “Mago”, 35 anos;

Wellington Emiliano da Silva, vulgo “Etinho”, 18 anos;

Alexandre Lopes da Silva, vulgo “Chandola” ou “Xande”, 19 anos;

Daniel Santos de Araújo, vulgo “Caga praia”, 19 anos;

Gustavo Correia da Silva, vulgo “Guga”, 20 anos;

Erivaldo Joé da Silva Gomes, vulgo “Dig DIG” ou “Dig”, 21 anos;

Estefanny Rayane Guimarães da Silva, 19 anos;

Luan Gabriel Aureliano Silva, vulgo “Catatu”, 20 anos;

Wanderson Batista do Nascimento, vulgo “Bochecha”, 21 anos

Presos que já eram reeducandos

Alisson de Moraes Correia, vulgo “Da Carpa”, 30 anos;

Nicollas Gustavo de Lima Menezes, vulgo “Guga”, 23 anos;

Vitor Caihan de Lima Duarte, 18 anos

Everton Evangelista dos Santos, vulgo “Gago”, 29 anos.