Mais um caminhoneiro foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) suspeito de porte de drogas. O flagrante ocorreu em frente a Unidade Operacional (UOP) de Palmeira dos Índios, na rodovia Br-316, na noite desta terça-feira (25). O condutor apresentava sinais de alteração da capacidade psicomotora, e após revista pessoal foi encontrada uma cartela com 54 comprimidos de anfetamina. Ele assumiu que havia ingerido quatro deles para dirigir a noite.

A PRF recebeu informações de vários motoristas que passavam pela rodovia e avistaram um condutor de uma Scania T11, amarela, trafegando em zigue-zague e fazendo ultrapassagens arriscadas. Ao abordar o veículo, os policiais perceberam que o condutor estava com olhos avermelhados e arregalados, além de se mostrar muito ansioso. O teste de etilômetro não resultou ingestão de bebida alcoólica. No entanto, foi encontrada no bolso de sua calça uma cartela com 54 comprimidos de anfetamina, seis deles já haviam sido usados.

O homem, de 34 anos, assumiu que ingeriu quatro “rebites” (nome pelo qual a droga é conhecida) para se manter acordado durante a viagem noturna. Diante do flagrante ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade.

FLAGRANTES CONSTANTES E EFEITOS DA ANFETAMINA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas vem flagrando constantemente condutores, a maioria deles de veículos de carga, portando “rebites”. Apenas no mês de abril esse é o quinto motorista preso por este crime e 146 comprimidos de anfetamina foram apreendidos.

A substância, chamada anfetamina, é um estimulante do sistema nervoso central e causa nas pessoas a impressão de diminuição da fadiga, redução do sono, perda de apetite e de aumento da capacidade física e mental. Essa mistura de falsas sensações faz com que os seus consumidores percam parcialmente os reflexos, o que aumenta as chances de provocar graves acidentes. O grande perigo é que os motoristas se mantém acordados por muito tempo sob efeito da droga, e podem “apagar” de uma vez quando ela parar de agir.